Wednesday, March 14, 2007

just another flight ...

Segunda-feira, aeroporto de Newark. Voo Continental Airlines para Charlotte, North Carolina. Avião atrasado. Atraso prolonga-se ... uma hora e meia ... inadmissível! Finalmente, embarcamos. Pequeno, o avião. Grande, o nó no meu estômago. Lá vamos nós. Avião descola. Eu encolho-me. Como sempre. Mas de repente a minha atenção capta algo diferente. Pergunto à minha colega se ela está a ouvir o mesmo que eu. Um alarme que não se cala. Ela ouve, mas não se apoquenta. Eu sim, apoquento-me. Avião continua no ar. Mas, estranhamente, não parece subir para a sua normal altitude de cruzeiro (10.000 feet). E os assistentes de bordo passam no corredor, sérios e apressados, para trás, para a frente, para a frente, para trás. O alarme cala-se. Soam algumas campainhas de chamada. Passageiros que querem saber o que era, e a que se deve a comoção no corredor. Comandante resolve fazer anúncio. Explica que o alarme era o detector de fumo. Que estão a tentar averiguar se há realmente fogo. Que estão em contacto com as Operações, em terra. Que não há motivo para alarme. Eu alarmo-me, claro. O alarme não, que alguém o silenciou. Mas a minha mente, em desenfreada, não consegue calar um alarmante não há fumo sem fogo, não há fumo sem fogo, não há fumo sem fogo ... A minha colega admite que também lhe cheirou a queimado segundos depois do avião ter descolado. A mim cheirara-me a queimado, mas tinha recalcado isso como produto da minha fobia de aviões. Fobia que recrudesce enquanto o tempo passa. Fobia começa a desenrolar-se para pânico mal contido. Comandante anuncia que avião vai fazer meia-volta para regressar a Newark. No panic, please, no panic. Evertything is OK, this is just a precaution. In 40 minutes we will be landing at Newark and everything will be alrigth. Não sei se foram os 40 minutos mais longos da minha vida, mas estão lá no top dos 40 minutos mais longos da minha vida. Ai estão, estão ...

25 Comments:

Blogger A. said...

Eu já tive numa "avaria de motor". Acho que estou a ganhar. ;)

14 March, 2007 05:25  
Blogger Pitucha said...

Uf! Eu tive uma aterragem falhada e o avião levantou quando estava já muito perto do solo, a pique para cima com os motores a fazerem um barulho infernal. Mas era um vôo Bruxelas - Viena, cheio de gente séria e cinzenta e ninguém proferiu uma palavra. Levantaram-se, interrogadores, alguns olhares (abandonando, por momentos, os jornais) e foi tudo. O piloto, depois, disse que tinha abortado a aterragem, que tudo estava normal e que aterraríamos dentro de instantes. Assim foi! Só depois, quando falei com entendidos, percebi o perigo. Bendita ignorância...

14 March, 2007 09:02  
Blogger Filipa said...

ooohhh!! coitada!!! deve ter sido horrível!!! aposto que vais ter pesadelos com aviões nos próximos dias...
big kiss

14 March, 2007 09:07  
Blogger Carlota said...

Estava eu a ler as dez primeiras linha do teu post e pus-me a pensar: Se ela está a contar o que aconteceu, é porque acabou tudo bem!
Ufa! Não deves mesmo ter ganho para o susto!
Beijola.

14 March, 2007 09:13  
Anonymous Anonymous said...

Estes são os "encantos" de viajar! Por que razão não me acham normal quando digo que odeio viajar?
Beijinhos

14 March, 2007 12:10  
Blogger Nelson Reprezas said...

Um beijinho pela angustia.
Ja agora, a velocodade de cruzeiro eh, normalmente, de 33.000 pes, os tais 10.000 m e nao 10.000 '.
Mas eu perdoo-te :)))
Nao deves ter ganho para o susto. Se a Joana Amaral Dias ou o Daniel de Oliveira lerem o teu post fazem ja um post a falar mal dos americanos e tal e da histeria deles e coiso, securitarios e assim... fico a rezar para que nao leiam :))

Beijinhos em emergency :)

14 March, 2007 13:06  
Blogger DMNY said...

ai creeeeeeeeeedo! eu tenho PANICO de avioes!!! nao me faz nada bem ler estas coisas...

14 March, 2007 15:16  
Blogger Nelson Reprezas said...

Correcçao: No post acima onde digo, por lapso, velocidade de cruzeiro deve ler-se naturalmente, altitude.
Mas tu desculpas, que eu sei :)
Beijinhos com o seat in upright position and seat belts fasten (nao deve dar jeito nenhum, mas olha eh o humor que se pode arranjar numa semana canina, canina de cao, mesmo, de trabalho :))

14 March, 2007 17:28  
Blogger Sinapse said...

Luna ... Pitucha ... que horror!!
... e não quero mais detalhes! ... as they say, ignorance is bliss!
Prefiro não alimentar a minha fobia com mais cenários desastrosos, não vale a pena aumentar a lista de coisas com que preocupar-me de cada vez que entro num avião ...


Spring, Carlota, o avião aterrou em Newark ... e logo depois embarquei noutro avião - same small size, same crew - e lá voamos até Charlotte sem mais incidentes!


Pois é, Laura Lara ... mas eu gosto tanto de viajar!! Não posso deixar que a minha fobia de aviões leve a melhor ...


Espumante, o avião era daqueles pequenos ... talvez esses aviõezitos alcancem a sua altitude de cruzeiro aos 10.000 pés ... é que não são propriamente AIRBUS (que efectivamente têm uma altitude de cruzeiro de 33.000 pés, segundo li na Wikipédia) ... pelo menos foi isso o que eles disseram pelo microfone "we have reached our cruise altitude, we're at 10.000 feet, you can now switch on your entertainment such as portable dvd player, playstation, computer ..." ... bom, foi o que eu entendi que eles disseram ... que eu disso, de altitudes e velocidades de cruzeiro, não percebo nada! ...
Obrigada pelos beijinhos em emergency ... Não os gastes todos, que eu ainda tenho muitas viagens e muitos aviões pela frente! ... brrr ...
Beijinhos, em terra firme! :)))
Sinapse


ai, DMNY! ... tal e qual como eu! ...
... não gosto mesmo nada de aviões ... :((
Beijinhos, solidários,
Sinapse




A próxima viagem de avião, se todas as reuniões se confirmarem, é daqui a 15 dias ... para a Bermuda!!! É certo que vou passar 2 dias em reuniões ... mas o fim-de-semana vai ser sunbathing by the pool!! ... eu depois envio um postal! ;)

:))

Beijos a todos,
Sinapse

14 March, 2007 17:51  
Blogger miguel said...

ai valha-me deus...so agora li isto e nem te telefonei para te apaziguar a alma.

14 March, 2007 19:58  
Anonymous Anonymous said...

pois...
Era época de Natal e eu regressava a casa para passá-lo. O vôo que vinha de Bruxelas, esteve em pista hora e meia para descolar pq havia um problema no motor. Simplesmente este nao pegava. Troca caixa, nao troca. técnicos no meio do corredor com caixas e walkie-talkies. Levantamos Voo e duas horas e meia depois estavamos no Porto.

DUAS HORAS E MEIA de angustia!
Era NAtal carago... estava tudo à minha espera...

Bom... passou.

;)

15 March, 2007 00:40  
Blogger A. said...

Não foi muito mau porque tínhamos acabado de levantar vôo e aterrámos passados 10 minutos. Acredito que os teus 40 tenham sido bem piores. ;)

15 March, 2007 02:24  
Blogger Pitucha said...

Tu disseste Bermuda? Não é onde há o tal de triângulo onde tudo desaparece?
Tou de saída, perguntei só por perguntar...
Beijos

15 March, 2007 08:54  
Blogger Periférico said...

Que emoção,que susto... E afinal havia fogo ou era só mesmo fumo?;-)

Beijos

15 March, 2007 12:49  
Blogger Sinapse said...

Imperdoável, sw5 ... imperdoável ...


ai, Claudette ... não leste os comentários anteriores? ... eu não quero detalhes ... fico ainda mais fóbica ... ;D

... deve ter sido horrível voar nessa insegurança, desconfiança e incerteza ... que horror!!


Luna, não há pior nem melhor ... apenas sofrimento mais curto ou mais prolongado ... mas o grau de sofrimento acaba por ser o mesmo ... iiickkk!! ... essa descolagem, seguida de avaria de motor, e ...
... nem quero pensar!!


LOL, Pitucha!! ... não me digas que não voltas a cá pôr os pés?!? ... prometo ser suave nas descrições de sol e águas turquesas ...
;D


Periférico ... não sei, nem quero saber! ... ;D
... não, a sério, ficamos sem saber ... embarcámos noutro aviãozito e seguimos caminho ...




Moving on!!

15 March, 2007 18:13  
Blogger teresa.com said...

bolas!! juro.. era dar uns tabefes pela falta de sensibilidade em por-nos em panico! idiotas!!!

15 March, 2007 20:26  
Blogger Sinapse said...

Por acaso eles foram impecáveis, Boleia, não tenho nada a apontar à forma como geriram a situação. Não sei se sem querer passei a imagem/mensagem errada no meu texto ...

...

Beijinhos,
Sinapse

:))

15 March, 2007 21:45  
Blogger arara said...

Também já passei das boas e em odos os tipos de aviões... acho que só me falta mesmo um ataque terrorista! Mas adoooooro voar e nunca penso no último incidente, só quando começa a acontecer alguma chatice outra vez. Diz á Pitucha que o que lhe aconteceu na tal aterragem, em linguagem aeronáutica é borregar. Borregaram a aterragem, foi o que foi! Acho o nome giro.
Olha, eu sou a 125azul, que o blogger beta converteu em arara: finalmente consigo voltar a comentar, o que já não é mau.
Muitos beijinhos e tempos felizes de bermudas e bikini nas águas turquesa. E não te percas no tal triângulo!

16 March, 2007 00:42  
Blogger Sinapse said...

Querida Arara, posso continuar a tratar-te por Azulita, Azulinha, Azul, 125_azul?

Welcome back! :)))

16 March, 2007 00:58  
Blogger Sinapse said...

... adorei a palavra borregar!

16 March, 2007 03:14  
Blogger guimaraescp said...

Puxa! Que filme!!!! Nao ha nada como andar com pes no chao... Entao chegaste a ficar em terra?

16 March, 2007 04:08  
Blogger Sinapse said...

Pois, Carla ... a minha vontade era aterrar, sair do aeroporto a correr ... mandar às urtigas as reuniões em Charlotte ... podia fazer uma vídeo-conferência no dia seguinte ...

Mas ... tive de vencer essa vontade de fugir ... não valia a pena adiar, mais cedo ou mais tarde teria que voar!! right?

Portanto, venci a fobia e lá embarcámos para Charlotte ... e isto foi logo a seguir à nossa aterragem forçada ...
... fomos noutro avião, claro!!!

:))

16 March, 2007 04:38  
Blogger Leonor said...

Beijinhos, Sinapse, amanhã há um post no GR sobre uma das bandas que gostas para te animar ;-)
Fora de brincadeiras, que susto!
Eu sou daquelas almas tranquilíssimas a andar de avião. Adormeço, se for preciso, antes de levantar voo, durmo as horas inteirinhas se for um voo longo.

16 March, 2007 09:47  
Blogger Sinapse said...

Que sorte, Leonor! ... gostaria de conseguir voar assim!!!

... lá estarei no GR, a aplaudir! :)) Obrigada pelo convite personalizado!

Beijinhos,
Sinapse

16 March, 2007 12:06  
Blogger RAF said...

No aeroporto de Newark tive uma grande prova (mais uma) da solidariedade lusa. Estava eu com a minha 'mais-que-tudo' que, entre a downtown, a 5th e a Madison se encarregou de ultrapassar todos os limites de carga admitidos pela Lufthansa. No check in queriam cobrar-me excesso de peso, dificuldade ultrapassada após uma cordial e eficiente conversa com a responsável da companhia alemã de serviço no aeroporto. Como represália, o porco nazi do check in separou-me da minha mulher sentando-nos à distância de trinta filas, num vôo com overbooking: nada que uma simpática luso-descendente não fosse capaz de resolver, à surdina, alterando os lugares já na porta de embarque. Viva a lusofonia;)

19 March, 2007 16:54  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older