Friday, March 16, 2007

on the subway

Não sou a primeira a escrever sobre os nova-iorquinos no metro ... Já outros antes de mim publicaram posts sobre os nova-iorquinos no metro ... Não sou original quando descrevo que as pessoas ora vão com o nariz enfiado nas páginas de um livro, ora vão perdidas no som com que o i-pod lhes preenche o espaço craniano. Outras vão agarradas ao blackberry, entretidas a triar e-mails ou a enviar mensagens sms em ritmo frenético.
Eu, dependendo do dia, dedico-me à triagem de e-mails no blackberry ou vou abstraída num entorpecimento matinal que me impede de sinapsar em pleno. Por vezes observo as pessoas à minha volta - as que saem apressadas, as que entram e enchem a carruagem, as que trazem sacos de compras, as que se vê logo que são turistas, todas as raças que se misturam, as roupas que trazem vestidas, as capas dos livros que trazem consigo - e detenho-me nalgum detalhe inesperado. Hoje, sentado ao meu lado, alguém lia José Saramago. Fixei o olhar na capa do livro ... Seeing.

6 Comments:

Blogger Pitucha said...

Alguma vantagem há-de haver nos transportes públicos! A última vez que me dediquei a esse exercício foi em Pequim!
(O que eu gosto do carácter cosmopolita deste teu blog novaiorquino...
:-)
Beijos

16 March, 2007 08:34  
Blogger Periférico said...

O Saramago deveria gostar de saber que também é uma "vítima" da Globalização!;-)

Beijos

16 March, 2007 15:38  
Blogger miguel said...

sim um americano a ler obra de um comuna dever ser obra do demo. dmo este que anda a solta no metro...atencao. como diria um ingles entrevistado em plena caligula do metro...the London tube must be the 7th circle of hell. mas enfim, para muitos milhoes de seres humanos Londres is amazing. Take the tube everyday with more than 25 degress outside bastards and tell me about the amazingness of this city. Anyway, confesso que gracas ao tube me reconciliei com a leitura. Coisas leves, que a viagem nao da para mais. Metro de manha, Lite e Londonpaper de tarde. Tudo gratis e lisivel em 10 minutos...e uns livros a la Margarida Pinto...leves leves. E tu sinapse que les por estes dias no metro de Nova Iorque?

16 March, 2007 23:13  
Blogger Nelson Reprezas said...

A última vez que andei de metro foi em Lisboa e a única coisa que consegui ler foi o revestimento piloso das axilas de um par de vizinhos (era Verão...). Portanto, ler no metro já não é mau, como acontece em NYC. Agora... calhar Saramago na rifa é que já faz lembrar da necessiade de um trouble shooting qualquer do tipo livre-nos Deus Nosso Senhor. Ele agora (Saramago) anda muito ocupado a zangar-se com os espanhós em Madrid por causa da demonstração do PP que ele acha ue foi ilegal, mas pode ser que venha a saber que anda a ser lido no metro e lhe dê um arremedo qualquer e esreva um livro sobre a inflência interclassista do metro novaiorquino na tragédia que serve de caldo de cultura ao melting pot americano...
Eu não gosto do homem, que é que queres que te faça? Falam-me dele e eu vou logo tomar um konpensan e rezar um acto de contrição por não ter conseguido ler o Memorial do Convento. Mas tentei, God knows, mas tentei...
beijinhos de pedra
:)

17 March, 2007 10:04  
Blogger Sinapse said...

lol! (isto é um sorriso para os beijinhos de pedra)

...

... eu não gosto nem deixo de gostar do homem, mas adoro os livros dele! adoro a mestria com que brinca com as palavras! a mestria absoluta com que as torce e retorce, as molda e as compõe!

Esquece a Jangada de Pedra para já ...
... lê a História do Cerco de Lisboa, lê o Ano da Morte de Ricardo Reis, lê o Memorial do Convento.

Beijinhos, que vão a caminho, de jangada, pelo Atlântico fora, e só param quando chegarem a Cascais! ;)
Sinapse

17 March, 2007 13:49  
Blogger Sinapse said...

Óbrigada, Pitucha! :))


LOL, Periférico!
... será?


sw5 ... já sabemos que odeias o metro em Londres ... !!
;D

17 March, 2007 13:53  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older