Saturday, April 30, 2011

do fundo do baú

Tenho pena de não ter guardado todos os e-mails, no tempo em que os sistemas de correio corporativos estavam programados para apagar tudo de x em x tempo. Nessa época ainda não entendia grande coisa do cyberspace, do novo mundo internético.
Por exemplo, quando estive a morar em São Paulo, de Agosto de 2000 a Março de 2001, enviava umas crónicas inspiradíssimas aos meus amigos em Portugal e na Bélgica. Perdi essas crónicas todas.
Apesar de ter perdido a maior parte dos e-mails que escrevi ou recebi numa determinada época, ainda encontrei, no outro dia, alguns e-mails no fundo do baú, coisas escritas em 2001, 2002, 2003, que escaparam ao delete. Gostei especialmente deste apontamento sobre o tempo em Bruxelas, num dia de Outubro. O e-mail ia dirigido a um amigo belga, que na época estava a morar em Londres.

een klein belgisch chronicle
Hi Tom,
Hoje está um daqueles dias que te ia deixar numa verdadeira melancolia de infância, quando andavas de bicicleta pelos campos planos e verdejantes da Flandres.
Passo a descrever. Está cinzento. Verdadeiramente cinzento. Such a degree of cinzentez was only possible due to the right mix of the following elements: um tecto compacto de nuvens sem forma, que cobre neste momento o País todo; e um nevoeiro disperso que, ao misturar-se com o cinza das nuvens, acentua e reforça a cinzentez geral. É um cinzento quase branco, não há cor que resista a isto, os prédios, mesmo os de brick, cor de tijolo, perdem-se entre os cinzentos, sem que ressalte qualquer cor. Tudo se esbate num pano de fundo cinzento, numa atmosfera cinzenta. E roubaram o Outono às árvores, pois nem lhes deram tempo de mudarem de cor. Este ano, as árvores não passaram pelas várias tonalidades outonais e as folhas foram directas ao chão, sem cerimónia. Sabes que fomos varridos por ventos ciclónicos, não? Pois, as árvores ficaram todas nuas. E assim estamos no plat pays, entregues ao cinzento e ao Inverno precoce. Seduzo que Londres também esteja cinzentinha ... mas não há nada como BXL!

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older