Monday, April 04, 2011

April Fools' Day

Há muitos anos que não me pregavam uma peta de 1 de Abril. Foi na 6a-feira e quase caí na patranha. Mas lembrei-me a tempo que era Dia dos Enganos. E, ao mesmo tempo, lembrei-me de outras partidas e enganos, guardados nas memórias da minha infância. Foi há muitos anos, não sei exactamente que idade teríamos, eu 9 ou 10, o meu irmão 7 ou 8, algo assim. Lembro-me que nessa época passavam desenhos animados logo pela manhã. Lembro-me que tomávamos o pequeno-almoço com um olho na televisão ... e tentávamos atrasar a saída de casa, na esperança de poder ver o Danger Mouse até ao fim. Mas, nesse dia, o Pai diz-nos que não tínhamos que ir para o Colégio. Não, nesse dia podíamos ficar em casa a ver desenhos animados. Éramos crianças, mas não éramos parvos. Ficámos a modos que desconfiados. Olhámos para a Mãe, à procura de confirmação. Ainda não sabíamos ver para além do bluff das expressões faciais e detectar travessura no fundo dos olhos de um e riso nos olhos do outro. Quando já estávamos quase a acreditar na nossa sorte, o Pai desmancha o engano, tolinhos, hoje é dia das mentiras! E assim nos fomos habituando aos enganos e partidas do dia 1 de Abril. Tenho pena de termos perdido a tradição de pregar partidas e mentiras no dia 1 de Abril. Mas ficam-me memórias risonhas de quando éramos crianças e os papéis de Pais e filhos se misturavam nessa brincadeira dos enganos, que depois se prolongava pelo dia fora com os amiguinhos no Colégio. Nhe-nhe-nhe-nhe-nhe, 1 de Abril, 1 de Abril!!

Labels: ,

1 Comments:

Blogger Sinapse said...

... a propósito, lembrei-me também de algo que dizíamos entre os primos, todos contentes por estarmos a dizer uma asneira ... e era assim:
Aldra ... bice! Merda pr'a quem o disse!
;)

04 April, 2011 16:37  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older