Sunday, March 12, 2006

Ultra-light

Tal como vos confidenciei num dos primeiros posts deste infante blog, eu mais ou menos recuso-me a ver telejornais e também não gosto muito de jornais.
As so-called notícias exasperam-me, entristecem-me, revoltam-me, deprimem-me, à vez ou simultaneamente.
A política aborrece-me, e também me entristece, revolta ou deprime. Em geral, desinteresso-me.
Eu gosto de revistas. E de livros. Não necessariamente nessa ordem. E até gosto de Ciência Política, e de Política Internacional. Talvez me incline mais para o macro-something, não me entendo com o micro, com o quotidiano, com o dia-a-dia. Sei que são aspectos importantes, que do micro feito desses pedaços quotidianos se chega ao macro, que por sua vez ajuda depois a interpretar o micro, que macro e micro se enriquecem complementando-se, e não menosprezo nenhuma dessas facetas da realidade. Mas tenho tendência a ignorá-las, a só ouvir ecos delas.
E estes meus gostos ou desgostos são talvez a minha forma de lidar com a overdose de informação.

Tudo isso era verdade até há bem pouco tempo. Depois, meti-me nisto da blogosfera, dos blogues ... e assim, sem dar-me conta disso, lá vou estando mais-ou-menos informada das grandezas e das minudências que fazem notícia.
Se não fossem os blogues, eu continuaria a leste. Mas nas rondas pelos blogues inevitavelmente cruzo-me com todas as notícias e mais algumas - graças às pessoas que têm esta tendência a partilhar nos seus blogues as notícias que vão sendo debitadas por jornais e outros meios e canais, através de posts que só às vezes acrescentam opinião, ora metendo muita política ora não.

E foi assim, no clicka que clicka em links para blogues e mais blogues, que nesta última semana consegui ler (reler, perdão!) umas dezenas de vezes a notícia da inoculação dos 100000 fundamentais (ou essenciais).
E, sobre a notícia em si, só me ocorre exclamar a incredulidade: hã???!

... e é por essas e por outras que eu prefiro manter-me a uma distância segura dos telejornais e dos jornais e outros meios e canais de disseminação de notícias em geral e de notícias sobre política em particular. Evito ataques de nervos ou de incredulidade ou assomos de tristeza perante o estado macro e micro do mundo.
Se bem que continuarei sempre a manter-me mais-ou-menos informada - o que para mim, admito, tornou-se mais fácil desde que me passeio pela blogosfera.

E por hoje é tudo. Voltamos amanhã, à mesma hora, sem as notícias. Que isto é um blog light, ultra-light, cuja política é a de não comentar notícias.

13 Comments:

Blogger patchouly said...

"Que isto é um blog light, ultra-light"
e é (também) por isso que eu gosto de cá regressar!

13 March, 2006 23:09  
Blogger rafaela said...

também sou a favor dessa modalidade, para que passar e repassar o que se lê nos jornais, o que se vê na televisão, claro que muitas pessoas comentam a noticia, dão a sua opinião quando escrevem o post, outras há que se limitam a reproduzir, para que? não é o mesmo que somar zeros?


Boa noite =)

13 March, 2006 23:22  
Blogger Sinapse said...

Patchouly, que simpáticas palavras :)
obg!

Rafaela, exactamente - gostei muito dessa de 'somar zeros'! :)
Boa noite!

14 March, 2006 00:37  
Blogger K'os said...

telejornais não aprecio ver pela desgraça que é uma constante.

quanto ao passar e repassar as noticias, se derem uma opinião concordando ou não com ela aceito, cada pessoa tem a sua ideia.

aceito melhor se a noticia conseguir ser escrita numa crítica irónica ou algo do género .

:)

14 March, 2006 00:44  
Blogger Periférico said...

Ultra-light é um conceito cool!

Gosto da leveza e ironia do teu blog ;-)!

Beijos

14 March, 2006 13:43  
Blogger Pitucha said...

Será ultra light, mas também fundamental... (porque é que hão-de ser só os outros?)
Beijos

14 March, 2006 13:51  
Anonymous Anonymous said...

Sem nunca ter pensado no assunto, acabo de constatar que faço mais ou menos o mesmo... o de passar por cima de telejornais, mas confesso que dou uma vista de olhos nos jornais diários... o vicío da "cusquice"!
beijos

14 March, 2006 14:39  
Blogger Folha de Chá said...

Também funciono como tu, embora os micro me conquistem. :) Só ouço notícias no carro e não gosto de ver as correspondentes imagens. Outras vezes, são os blogs ou amigos que me actualizam. Política? Nem vê-la, para não me desanimar ainda mais. Continua ultra-light, que assim é bem melhor. :)

14 March, 2006 19:37  
Blogger Sinapse said...

Um outro olhar: exacto, exacto, a desgraça sempre a desgraça acaba por desmoralizar uma pessoa!

14 March, 2006 21:04  
Blogger Sinapse said...

Oh, Periférico, obrigada!
:) (rasgado sorriso)

14 March, 2006 21:10  
Blogger Sinapse said...

Pitucha, tens a vacina aí 'à mão de semear'?
:D

14 March, 2006 21:11  
Blogger Sinapse said...

Lx Expo: Welcome to Postais de BXL!
Essa 'cusquice' não é das que cai mal!
Obrigada pela visita, e vai aparecendo!
:)

14 March, 2006 21:13  
Blogger Sinapse said...

Folha de Chá, eu também me desanimo com a política (faltou-me esse verbo naquela sequência de revolta, depressão, tristeza, exasperação...)
Neste blog, vou tentar situar-me sempre entre o light e o ultra-light! :)

14 March, 2006 21:17  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older