Sunday, February 19, 2006

Robot

Às vezes, nem sempre, antes de sair de casa pela manhã para ir enfiar-me no escritório a destilar stress, como qualquer coisa à laia de pequeno-almoço e é nessa pausa que costumo ligar a televisão no canal da RTPi. É o único momento em que vejo RTPi. É que eu recuso-me a ver telejornais e noticiários e afins, seja em que canal for. Portanto, nem sequer para ver o nosso Telejornal - a única necessidade que justificaria sintonizar na RTPi - consigo deter-me no inenarrável canal internacional.
Voltando ao momento do pequeno-almoço ... geralmente coincide com o relatório sobre o trânsito. Como podem imaginar, não é que me seja cá de grande jeito em BXL. Por isso me surpreende, de cada vez, o interesse, fascínio ou atenção com que assisto ao relatório do trânsito. Não sei ... parece que (re)ver a Via Norte, a VCI, o Campo Alegre, as entranhas da cidade, faz-me sentir mais próxima de casa! ... que hei-de dizer? sou uma sentimental!
Mas adiante ... que a razão do post não era essa e fui dar uma volta imensa para chegar ao que era. Que era que precisamente naquela curva que vai dar ao Campo Alegre, logo depois da Faculdade de Letras, damos com uma frase grafitada na parede. Não, não se vê do helicóptero da RTP! ... eu é que reparava na frase de cada vez que lá passava de carro. E a frase é uma pergunta assim atirada:
HOJE FOSTE UM BOM ROBOT?
... uma bofetada na cara, um estalo, toma lá, acorda!
Infelizmente, os robozinhos que por lá passam não têm tempo de pensar na pergunta nem de reflectir na (não)vida que levam, que levamos quase todos ...
E por hoje é tudo.

15 Comments:

Blogger Pitucha said...

E, no fundo, não somos todos um pouco robots? Não queremos, rebelamo-nos, mas acabamos por entrar na "linha de montagem". (E quando não estamos, não desejamos estar lá, ser como os outros, fazer como os outros?)
Beijos

19 February, 2006 11:50  
Blogger Sinapse said...

Pitucha: ... sim, somos todos um pouco robots - infelizmente.
Mas eu não penso que seja por um certo inconfessado desejo de estarmos lá, de sermos como os outros ... Eu penso que é por falta de coragem para não estarmos lá, para não sermos ou fazermos como os outros.
Ou ... eu não penso nem acho nada de conclusivo sobre este tema, porque na verdade ainda não encontrei resposta a estas minhas eternas reflexões ou insatisfações.
Obrigada por teres passado pelo Postais de BXL, espero que voltes!
Bom Domingo :) (debaixo deste opressivo cinzento!)

19 February, 2006 13:57  
Blogger patchouly said...

Fitter, happier, more productive, comfortable, not drinking too much
Regular exercise at the gym, 3 days a week
(...)
Calm fitter, healthier and more productive a pig in a cage on antibiotics.

Radiohead
OK Computer (1997)
Fitter Happier

19 February, 2006 14:44  
Blogger Sinapse said...

Patchouly: precisely!

19 February, 2006 15:09  
Blogger Zeca said...

Quando for um ROBOT, quero várias ROBOTS ao meu lado.
Assim sempre vou desenfurrejando os parafusos.
Quanto ás curvas, elas são lindas e sempre dão para se ver a paisagem.
Agora vai ao Plagiadíssimo ver a imagem que ilustrei o teu post.
Fica bem.

19 February, 2006 16:43  
Blogger Nilson Barcelli said...

Há margem para tudo em matéria de robots. Mas, se o somos permanentemente, algo está mal...
Obrigado pela tua visita.
Li o teu blog todo... (também não é grande) e gostei dos teus apontamentos sobre Bruxelas.
Beijinhos

19 February, 2006 16:46  
Blogger Sinapse said...

Zeca: merci de BXL! :)

19 February, 2006 17:01  
Blogger Sinapse said...

Nilson: welcome to Postais de BXL.
Já me ri imenso com esse 'também não é grande' :))
Espero que vás aparecendo!
Até breve

19 February, 2006 17:04  
Blogger K'os said...

todos somos um pouco de robots, por isso temos nós próprios saber quebrar essa rotina e acima de tudo dar conta e tomar consciência dela.

:)

22 February, 2006 01:02  
Blogger FPM said...

Tenho a foto neste link. Mudei de emprego e já não passo lá todos os dias de manhã, mas tenho a certeza que iria trabalhar de outra maneira se lesse diariamente esta máxima. Abraço desde o porto

23 February, 2006 09:15  
Blogger Sinapse said...

Fil2: welcome to Postais de BXL :)
Que coincidência extraordinária, vou já espreitar o teu blog!
Quando escrevi o post, decidi que quando estivesse no Porto outra vez ia fotografar a tal frase!

p.s. - entretanto, já espreitei o teu blog. Vou linkar-te.

23 February, 2006 09:56  
Blogger patchouly said...

Passei pelo dito sítio esta semana e pareceu-me que o grafito já não está visivel, está coberto por cartazes...

24 February, 2006 01:55  
Blogger Sinapse said...

Patchouly: que pena, eu desde que escrevi o post já só pensava em fotografar a frase aqui para o blog...

24 February, 2006 02:17  
Anonymous Anonymous said...

eu estou a ser um bom robot...sao 20:00 e ainda ca estou..ia dizer ainda trabalho. mas, parece-me que estou na bloguice. que epna nao poder chegara casa e etr a RPTi. que saudades de ir jantar a casa dos amigos e pedir para ligara TV para ver o telejornal. e verdade que acabava por ser bombardeado com noticias de altissimo teor informativo tipo o acidente de comboio que colheu um carro com um casal de noivos em alguidares de baixo ou o namorado que tentou matar a ex-noiva atirando de cacadeira do meio do mato!!! mas enfim, e a nossa RTPi, sao as nossas noticias.

28 February, 2006 20:56  
Blogger Sinapse said...

Cão Traste: a nostalgia sometimes é uma armadilha! ;-)
Beijos

28 February, 2006 22:14  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older