Wednesday, July 26, 2006

momento Nostalgia

A Praia da Memória era uma das praias para onde íamos nas férias grandes. Era essa e a Praia dos Beijinhos. Ambas em Leça. Ou será Matosinhos? Isso neste momento não interessa. Interessa que os pãezinhos com fiambre tinham um sabor irrepetível. Os iogurtes da nossa infância - lembram-se dos Longa Vida de chocolate? - sabiam-me sempre melhor na praia. E uvas fresquinhas e peras sumarentas, que delícia ... também me sabiam melhor na praia. E, como já sabem, bebíamos Compal de pêssego. Esse sabor ficou para sempre associado a memórias da minha infância.
Não sei se era do iodo, se daquele mar gelado, se das correrias na areia ou de passar horas a saltar das dunas, com os meus primos, as toalhas amarradas ao pescoço a fazer de capas para nós podermos fazer de super-homem ... mas, fosse lá porque fosse, a verdade é que quando chegava a hora do almoço, ou do lanche, tudo o que saía daquelas caixinhas tupperware era delicioso!
E no fim comíamos Epás ... o que eu mais gostava nos Epás era aquele bocadinho no fundo do cone, em que o gelado ficava tingido da cor da chiclete.
Nesse tempo, não conhecíamos nacionalidades nem patriotismos. Só havia uma bandeira que nos interessava ... e o que interessava era saber se a bandeira estava verde! ... e importava muito tentar contornar uma bandeira amarela esgrimindo argumentos de criança contra a autoridade dos pais.
Lembro-me tão bem do cheiro dos cremes Nívea. E de coleccionar beijinhos - conchas, claro! E das cores alegres dos baldes, pás e ancinhos.
Felizes memórias ... na Praia da Memória.
Foi mais um momento Nostalgia, aqui no Postais de BXL.

Labels:

8 Comments:

Blogger Sinapse said...

- Patrocínios -
sumos Compal
Câmara Municipal de Matosinhos
cremes Nívea
gelados Olá


;)

26 July, 2006 21:56  
Blogger Carlota said...

É verdade, a tua nostalgia está cheia de publicidade.
Espero que os patrocinadores estejam a pagar-te bem. É que memórias destas são valiosíssimas!
;)
Beijola.

26 July, 2006 22:45  
Blogger Pitucha said...

Talqualzinho a praia da Figueira...
Beijos

26 July, 2006 23:44  
Blogger patchouly said...

A praia da memória e o seu obelisco...

Eu por esses anos andava mais pela piscina de marés, também em Leça. Também frequentei os beijinhos mas nunca tive o hábito de os colecionar (refiro-me à praia e às conchas respectivamente, claro).
Não sei se sabes a história do obelisco da memória. Um destes dias faço um post acerca dele.

Até amanhã!
Beijinhos

(não me refiro à praia nem às conchas desta vez)


(é verdade, onde almoças amanhã? Tokio, Paris ou Nova York?) :)

27 July, 2006 01:09  
Blogger 125_azul said...

As praias das nossas memórias são as mais bonitas de sempre, com ou sem patrocínios!

Lembrei-me de um dia que fui almoçar a Paris para me encontrar com ursa mãe de Ideália! Tirando a reunião inconclusiva (e não são todas?), foi muito semelhante ao teu dia.

E já agora essas tuas obras parecem as da Igreja de Santa Engrácia!

Desculpa ter comentado todos os últimos posts neste, é da falta de tempo. Beijinhos

27 July, 2006 11:16  
Blogger K'os said...

gostei de lêr
voltei a recordar-me dos epá, antes de os comprar confirmava sempre se tinha uma bolinha a cor não importava

...

:)

27 July, 2006 21:17  
Blogger intruso said...

bonita nostalgia...

(algumas coisas em comum... não na mesma praia, noutra... com compal e uvas e epás e nívea e conchas...)

;)

(ecos de sentidos, às vezes apetece reviver, não voltar atrás, apenas reviver... impossível)

28 July, 2006 00:49  
Blogger Sinapse said...

Obrigada pelos vossos (interessantes) comentários!

- Desculpem a falta de respostas -

31 July, 2006 23:50  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older