Saturday, July 22, 2006

Compasso

Há 3 ou 4 anos, enviaram-me o teste political compass. Este teste propõe uma matriz de posicionamento político num enquadramento económico-social. Assim.

Lembro-me de ter ficado surpreendida com o resultado que obtive.
Eu voto a política à indiferença, mas se tivesse que definir-me politicamente dir-me-ia à direita (ao centro) e liberal.

O teste surpreendeu-me quando me colocou à esquerda ... se bem que muito ao centro, ressalvo! ;-)

Encontrei uma imagem da matriz que era utilizada há uns anos ... eu fiquei
ali, onde podem ver o Jean Chrétien. Eu nunca tinha ouvido falar de Jean Chrétien.

Um amigo italiano, mais à direita que eu e conservador, teve o mesmo resultado à esquerda. Assarapantado com tal resultado, decidiu que o teste era uma conspiração comunista, eheheheheheh, ainda hoje me rio ao lembrar-me dessa observação dele!

Esta semana, deu-me para repetir o teste. Reparei que actualizaram as perguntas. E também mudaram os nomes de referência nos 4 quadrantes. O Jean Chrétien, por exemplo, já não é utilizado como político de referência ...
... mas eu fiquei na mesma posição, exactamente no mesmo lugarzinho que ele dantes ocupava: economicamente à esquerda, e socialmente liberal.

O mesmo resultado que tive há 3 ou 4 anos. Mas desta vez investiguei mais a fundo e já não me surpreende tanto o resultado ... só que agora já não tenho o Jean a fazer-me companhia, estou sem referências! ;-)

Deixo-vos o link, façam ou refaçam o teste ... pode ser que fiquem a fazer-me companhia neste pontinho.

8 Comments:

Blogger Sinapse said...

...

Agora fora de brincadeiras ... o resultado obtido é relativamente aproximado da imagem que faço de mim mesma.

Ignorando a tradicional dicotomia esquerda/direita a la portuguesa, não me surpreendo com o resultado:

economic neo-liberal (or left-of-centre)
&
social libertarian

22 July, 2006 10:20  
Blogger Carlota said...

Bom dia!
Lá refiz o teste.
Devo ter amolecido com a idade. Ou então são as minhas preocupações sociais que me aproximam economicamente da esquerda. Mas continuo na parte superior do quadrado. Deve ser porque sempre tive a mania de ser mandona... :D
Beijola e bom fim-de-semana!

22 July, 2006 10:37  
Blogger Pitucha said...

Muito interessantes estes testes. Refi-lo e penso que estou mais ou menos como antes ou é que ou sinal de estagnação ou sinal de firmes convicções! E confesso que gostava de mostrar onde ficou o meu pontinho a certas pessoas...é que nem tudo o que parece é!
Beijos

22 July, 2006 12:53  
Blogger Sinapse said...

Autoritariazinha, hein, Carlota? ;D


Pitucha, eu cá duvido que tenhas ficado ao lado do Silvio ... ;)
... aposto que ficaste ao lado da Sinapse! ;D




Beijinhos, beijinhos, beijinhos,
(dividam e partilhem)
Sinapse

22 July, 2006 22:24  
Blogger patchouly said...

Pois eu estou apenas um tudo nada mais para baixo do que tu (um pontinho apenas). Não estou muito surpreendido, na verdade. Mas pergunto-me se a minha posição se mantinha se o questionário fosse portugues, i.e. no fundo se a noção de esquerda-direita, libertário-autoritário é igual em todas as sociedades. Acho que não. Aposto que ficaria mais ao centro em PT. Acho que as sociedades também são mais à esquerda ou mais à direita, variando a posição do ponto central do gráfico.

23 July, 2006 00:53  
Blogger Sinapse said...

Então já tenho companhia, Patch ... Estava a sentir-me isolada sem o Jean Chrétien! ;)

23 July, 2006 02:13  
Blogger intruso said...

ah... tb já fiz esse teste... surreal :)
pus o link no meu blog mas não teve muito sucesso.
;)

23 July, 2006 22:07  
Blogger Filipa said...

já la fui fazer o teste e deu mais ou menos aquilo que eu estava à espera, mas fiquei um pouco mais à esquerda e mais para baixo do que tu, entre o Mandela e o Dalai Lama, o que não me parece nada mau!
bjs!

24 July, 2006 14:38  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older