Thursday, October 27, 2011

80's pop

Então, fui ao concerto dos Duran Duran. Outubro de 2011, Madison Square Garden, New York.
Tem graça, nos meus teenage years nem era grande fã dos Duran Duran. E não digo isto por snobismo, aquele snobismo do alternative, do indie rock. Não, não era por snobismo musical, até porque na época eu gostava mesmo era dos A-ha. Os rivais mais novos dos Duran Duran. Mas, independentemente de gostos, A-ha versus Duran Duran, A-ha versus Bros, o pop dominava a rádio, o pop permeava o nosso quotidiano. Assim, todas as músicas dos Duran Duran estiveram presentes ao longo dos anos de escola secundária, de festas com os primos, de horas passadas a ouvir rádio à espera de gravar alguma música favorita. Pois, ouvíamos rádio, gravávamos cassetes para ter compilações dos hits do momento, esperávamos ansiosamente por Sábado para ver os telediscos no Top +. E que alegria quando apareceu aquele canal só de música e telediscos. Countdown! with Adam Curry! Lembram-se?
Os Duran Duran dividiram os anos 80's com A-ha, Bananarama, Bangles, Bros, Europe (It's the final countdown! Tu-ru-ru-ru, turu-ru-tutu, the final countdown), Fine Young Cannibals, Wham, Human League, Mel&Kim, Limal (Never ending stooooooory), New Kids on the Block, Spandau Ballet, Rick Springfield, Tears for Fears, Wet Wet Wet, Kim Wilde, Paul Young ... e esta lista é apenas uma pequena amostra da música que tocava quando eu tinha 13, 14 ou 15 anos e fazíamos festas de garagem, e cantávamos em microfones improvisados, e fazíamos coreografias. Estávamos entranhados do pop dos nossos anos 80's.
Por definição, todas essas bandas pop eram para ser passageiras. Porque o pop dos anos 80's é isso mesmo, não é? Faz pop! e desvanece-se no ar. Quer dizer, eu também ouvia Dire Straits, The Smiths, Billy Idol, Whitesnake, Bon Jovi, Eurythmics, só para dar alguns exemplos de músicas que não perderam significado. But, if you think about it, those were rock bands not pop bands. É que ninguém espera que uns Rolling Stones desapareçam de cena. Nem uns U2, que até são uma banda dos anos 80's. Geralmente, o rock é mais duradouro. E há bandas que são para sempre, nomes que são para sempre, independentemente de serem pop ou rock. Mas bandas como os Duran Duran e os A-ha estavam mais ou menos predestinadas a ser passageiras, a ficar enterradas nos anos 80's. Volvidos 30, 25, 20 anos, algumas bandas renascem das cinzas, fazem reunion tours, levadas na crista dessa grande onda que é a nostalgia, o revivalismo.
Então, o que me levou ao concerto em Madison Square Garden foi uma onda de nostalgia. Há dois ou três anos, tinha re-descoberto Duran Duran ao re-descobrir músicas como Come Undone e Ordinary World. E, levada pela mesma nostalgia, decidi não perder este concerto da que provavelmente será a ultima tournée da banda. E não podia ter sido melhor. A cada música que começavam a tocar, surpreendia-me. Já nem me lembrava de tais músicas, Notorious, The Reflex, Rio, A View to a Kill, Hungry like the Wolf, Wild Boys! E de cada vez que reconhecia a música, era uma autêntica viagem no tempo. A trip down memory lane!
E houve momentos em que senti que estava em diálogo com a miúda que eu era nos meus 12 ou 14 anos. Sinapsezinha, passa-te pela cabeça, algures no tecido espaço-temporal onde ainda tens 12 ou 14 anos, alguma vez imaginas que ainda vais ver os Duran Duran em concerto no ano de 2011 em Madison Square Garden em New York? E ali estava, algo emocionada, frente a frente com o meu pequeno eu de 14 anos. Uma cena de filme. Com banda sonora dos anos 80's. A vida é fascinante.

Labels: ,

4 Comments:

Anonymous Manu said...

LOVE YOU!

28 October, 2011 14:44  
Blogger Sinapse said...

Luv u 2!

28 October, 2011 17:26  
Blogger Patti said...

AI QUE SORTE! Pois eu adorava Duran Duran e adoro ainda.
Conseguiste que eu estivesse contigo no Madison, com este post!

29 October, 2011 20:39  
Anonymous Anonymous said...

Não a invejo pela ida ao concerto dos Duran Duran, mas por estar em NY. Mesmo com frio e neve é uma boa cidade para visitar de quando em vez.

30 October, 2011 23:48  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older