Thursday, May 04, 2006

Descontextualização temporal

No trabalho, passo por fases de um ritmo tal que é quase apopléctico ... são meses em que as viagens se sucedem em ininterrupto, e todos os clientes ao mesmo tempo e de uma só vez surgem com dúvidas existenciais ou descobrem problemas inadiáveis.

Depois de um ciclo de viagens sucessivas, pode ser início de Abril e a minha cabeça ainda estar em Fevereiro - porque o ritmo é de tal forma alucinante, e porque deixo de ter uma rotina onde ancorar-me, que não me dá tempo a acompanhar o tempo ...

Em épocas mais calmas (em que posso enviar um post às 10h30 da manhã), pode ser início de Maio e a minha cabeça já estar em Julho - porque estou a planear as próximas viagens, e sinto já o tempo a escoar-se-me por entre os dedos e o meu calendário a adiantar-se à realidade ...

O tempo é mesmo um meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenómenos na sua sucessão, não é?

Labels:

31 Comments:

Blogger rafaela said...

É. Eu acho que o tempo, medir o tempo, é um assunto que dá pano para mangas. Mas ao ler o teu post só me lembrei de uma coisa que costuma "dizer" em miuda "O tempo pergunta ao tempo Quanto tempo o tempo tem. O tempo responde ao tempo. Que o tempo tem tanto tempo. Quanto tempo o tempo tem."
Conheces?

**

04 May, 2006 11:18  
Blogger TR said...

Casualmente, também estive numa fase de loucos há um mês atrás. Agora estou ligeiramente mais calma; contudo em mim a questão do tempo é uma mistura que eu ainda não controlo bem: se por um lado, a nível profissional o ritmo é tal que eu estando em Maio, mentalmente estou ainda um ou dois meses atrás e sou pressionada para dar resposta do que se vai passar em Junho, Julho, etc; por outro lado, a nível mais pessoal e familiar estou quase sempre no presente com uma boa percentagem mental no futuro, naquilo que posso fazer no fim de semana seguinte, etc. Aqui a grande questão antagónica é que sinto-me mais "stressada" quando o ritmo abranda, do que quando acelera e mais ainda, na verdade até gosto mais assim... Desculpa lá, isto parece um post!! :-)

04 May, 2006 14:11  
Blogger Sinapse said...

um tigre, dois tigres, três tigres
três tristes tigres



(acho esta muito difícil!)

04 May, 2006 14:13  
Blogger TR said...

Esqueci-me da parte mais importante: Vai um chocolatinho para acalmar? :-)

04 May, 2006 14:13  
Blogger Sinapse said...

Tr, como entendo o que queres dizer!...

... a subjectividade do tempo, do conceito de tempo, fascina-me.



(p.s. - já te respondi na caixa de comentários das 'revistas')


(p.s. 2 - queres que eu faça um post sobre os chocolates belgas? não??... então, não provoques!) ;))))

04 May, 2006 14:24  
Blogger patchouly said...

-O tempo é uma invenção. Nós é que fazemos o tempo, ele é uma abstracção. O tempo não existe senão na nossa cabeça, não achas?

-Não, acho que estás enganado. O tempo é aquilo que separa acontecimentos ou existências não simultâneos que ocorrem no mesmo espaço físico...

04 May, 2006 14:28  
Blogger JC said...

"Time takes a cigarette, puts it in your mouth
You pull on your finger, then another finger, then your cigarette
The wall-to-wall is calling, it lingers, then you forget
Ohhh, you're a rock 'n' roll suicide"

04 May, 2006 14:34  
Blogger Mónica Lice said...

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem!

(Apeteceu-me...):))

04 May, 2006 14:45  
Blogger Sinapse said...

(a dos tigres era para ti, Rafaela!)

(... e para quem quiser tentar!)


Patchouly,
- são ambiguidades ... o tempo é uma abstracção que passa o tempo a concretizar-se


JC, que sentido de oportunidade! :))


A lice, junta-te à Rafaela ... em coro, vá!

04 May, 2006 14:48  
Blogger inBluesY said...

um beijo

(hoje não tenho mais tempo para .....)

04 May, 2006 14:55  
Blogger rafaela said...

oh sinapse não tenho espaço pra 3 trigues, sim trigues =P

04 May, 2006 15:13  
Blogger Nelson Reprezas said...

Ia a comentar mas já nem comento para não descontextualizar mais a coisa e sabes que não há pior descontextualização que uma coisa descontextualizada. Não interrompo, portanto e não te esqueças que o cliente NUNCA tem razão, são uns putos mimados e birrentos e o conceito antigo de que têm razão está ultrapassado e ferido de carência de update. Shhhiii mas já estou a descontextualizar outra vez... "Contenhemo-nos", "contenhanemo-nos", xiça, deixa-me estar calado!
:))
Beijos em contexto de "amanhã tenho mais graça"!

04 May, 2006 16:12  
Blogger Periférico said...

já que estamos numa de "Descontextualização temporal" o teu artigo lembrou-me a letra de uma música do Jorge Palma:

"O tempo não sabe nada, o tempo não tem razão
O tempo nunca existiu, o tempo é nossa invenção" ;-)

Beijos

04 May, 2006 16:43  
Blogger Pitucha said...

Ando a trabalhar afincadamente no alargamento do dia para poder ter mais tempo!
Ainda só consegui alargar o dia através da redução da noite!
Tenho que admitir que o meu mau-jeito (que outro motivo haverá?) Não me tem permitido reduções drásticas da noite o que, obviamente, se reflecte negativamente no meu objectivo inicial de alargamento do dia.
Ainda me estás a seguir?
Bom, então prossigamos.
Tenho portanto um segundo objectivo, claramente interrelacionado com o primeiro, e que tem a ver com a velocidade a que se dorme. Isto é, se eu for capaz de dormir depressa, reduzirei a noite em conformidade e, logo, alargarei o dia.
Estou ainda na fase experimental. Assim que atingir resultados satisfatórios passarei para a fase de verificação na prática e de colecta de provas afim de poder publicar o relatório numa revista da especialidade.

Claro que teríamos as duas poupado tempo se eu tenho dito, singelamente, só e apenas...
Beijos

04 May, 2006 17:12  
Blogger Sinapse said...

Tr, agora até ia um chocolatinho ...


Patch', ainda estás em diálogo contigo próprio? ;)


InbluesY, lol
(o teu comentário entre parênteses, adorei!)
:D


Rafaela, eu consigo!
- três trites trigues -
... vês?! :p


Espumante, o teu comentário veio 'a tempo' (oportunamente) e nada descontextualizado.
'Dá tempo ao tempo' (espera com paciência) que a graça voltará a agraciar-te.
E 'de tempos a tempos', passa por cá a comentar, não te acanhes, acima de tudo não te contenhas.
Beijinhos (temporários!)
:)


Periférico, 'tempo' também é 'duração de cada uma das partes de um compasso musical'.
Contextualizei-te, pronto!
:)


Pitucha, como és toda versada em tempo (condições da atmosfera em dado momento e em certo lugar, em relação principalmente à temperatura e à humidade), ainda pensei que fosses descontextualizar e falar-me do tempo (no seu sentido climatérico) e do cinzento do tempo.
Mas não ...
Pronto, interessante projecto o teu ... Quando publicares o relatório numa revista da especialidade, avisa!
Beijos

04 May, 2006 18:07  
Blogger K'os said...

o que é o tempo?!

é difícil definir e medir

:)

04 May, 2006 18:57  
Blogger patchouly said...

(ainda estou indeciso acerca do tempo sin'. Filosofia de ponta é o que dá!) :)

04 May, 2006 20:05  
Blogger Sinapse said...

(Patch', nem precisas de decidir nada ... desde que continues a dedicar tempo a postar fotos como a de hoje!) :)

04 May, 2006 20:13  
Blogger Sinapse said...

Um outro olhar ...
... pois é!

04 May, 2006 20:14  
Blogger 'Tá Difícil said...

Apeteceu-me responder de imediato "É!" porque a pergunta me leva a isso.
Mas na verdade eu não sinto isso, talvez porque na minha vida as actividades, compromissos e responsabilidades foram aumentando de forma gradual e sem possibilidade de eliminar as que mais exigem de mim. Cada vez que me surge mais uma obrigação penso sempre que "agora é que tou feito! Esta é que eu já não consigo cumprir!" e no entanto...
Mistério ou não, o meu tempo parece esticar, principalmente depois de ter aprendido a fazer muitas coisas com o dobro da calma... desta vez saiem bem à primeira ;)

cordiais cumprimentos

04 May, 2006 20:17  
Blogger rafaela said...

=P

04 May, 2006 21:13  
Blogger Sinapse said...

'tá difícil,

... antes mesmo do Welcome to Postais de BXL, tenho de dizer-te o quanto acho piada a esse teu nome de guerra!


Welcome to Postais de BXL


... e que sorte tens por conseguires esticar o tempo!!

04 May, 2006 22:05  
Blogger Aprendiz de Viajante said...

Cada um tem o seu tempo... é subjectivamente vivido!

Bela "divagação"!

Um bjinho

04 May, 2006 22:23  
Blogger TR said...

Olha, manda mas é daí uns desses "homemade" mesmo bons, I mean: Truffles. U choose... :-)) (estás em Bruxelas, verdade?!)

04 May, 2006 22:59  
Blogger Xana said...

O meu pai dizia que aqueles que não fazem nada nunca têm tempo disponível e aqueles a quem já não sobra tempo para nada arranjam sempre um bocadinho para alguma coisa mais ... e eu fui acreditar ... acho que algures na minha vida devia ter dito "não tenho tempo"

04 May, 2006 23:31  
Blogger Sinapse said...

Wicca, concordo ... é relativo, é subjectivo ...

Boa noite!


Tr, um dia destes também faço um post em resposta a esse pedido ... E, como estou em BXL, os chocolates vão ser de arrasar!!!
:))


dakidali, voltamos ao subjectivo, ao relativo ...

Beijinhos


Xana,
Welcome to Postais de BXL ... obrigada pela visita!!
Pois a mim parece-me que o teu Pai é de palavras sábias.
:))

05 May, 2006 01:46  
Blogger 125_azul said...

Ás veze em todo o lado, sem tempo para ir a lado nrnhum...
Beijo, que acertes o tempo para curtir o fim de semana e que o sol colabore.

05 May, 2006 19:18  
Blogger TR said...

Fico ansiosamente à espera desse post que espero esteja bem recheado de imagens dos ditos. Sim, porque os olhos também comem, oooohhhh se comem!!! :-))

05 May, 2006 22:54  
Blogger Sinapse said...

125_azul, Tr,

Bom fim-de-semana!








Tr, já disse ... 'tá prometido! Um dia destes sai um post com uns chocolatinhos dos melhores que há!
eheheheh!

05 May, 2006 23:53  
Anonymous Anonymous said...

Chocolatinhos é comigo, sou dealler, to na esquina :)

"O tempo é mesmo um meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenómenos na sua sucessão, não é?" - acho que não é mesmo, não fora o chocolate ter matado o único neuronio que ainda sabia ler hermético. E eu sem diciónario...

06 May, 2006 20:23  
Blogger Sinapse said...

Descamisado, então quer dizer que já tenho 2 clientes para o post dos chocolates belgas!

- Welcome to Postais de BXL -

Deixa-me só acrescentar que a frase "O tempo é mesmo um meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenómenos na sua sucessão, não é?" tem uma parte que deixei em itálico no post - porque foi a parte retirada do dicionário! eheheheh!
;)

06 May, 2006 23:36  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older