Thursday, March 16, 2006

Verídico


Tenho um cartão de residente nesta Bélgica madrasta, com validade de 5 anos. E, reparei hoje, expira no dia 29 de Março! 
Como no dia 29 de Março estarei de partida para umas férias de 15 dias em Moçambique, resolvi telefonar para a Commune para saber como tratar da papelada para renovar o cartão antes de ir de férias. 
A Commune ... sei lá como se traduz 'Commune' em português ... é uma repartição pública ... e kafkiana q.b.! Poderia escrever muitos posts kafkianos sobre as repartições públicas belgas. Mas hoje fiquemos pelo telefonema, serve de aperitivo para futuros posts
Et voilá, assim se desenrola o meu telefonema para a Commune de Bruxelles Ville. 
Telefonista (vozinha esganiçada): "Commune de Bruxelles Ville, bonjour!" 
Eu: "Bonjour! Poderia passar-me ao Serviço de Cartões de Residência, por favor?" 
Telefonista: "Bien sur!" 
Telefone: a tocar, a tocar, e ninguém no tal Serviço atendia ... 
Eu, depois de 2mn e 36 segundos à espera que alguém atendesse ... desligo. 
Volto a ligar para o número geral. 
Telefonista: "Commune de Bruxelles Ville, bonjour!" 
Eu: "Poderia passar-me ao Serviço de Cartões de Residência, por favor?" 
Telefonista: "Bien sur!" 
Telefone: a tocar, a tocar, a tocar, e nada ... 
Eu, depois de 2mn e 53 segundos a (des)esperar ... desligo outra vez. 
E de repente ocorre-me o óbvio ... e dou por mim a matutar: "Pensando bem ... acho muuuito estranho o Serviço estar aberto à tarde ..." 
Volto a ligar para o número geral. 
Telefonista: "Commune de Bruxelles Ville, bonjour!" 
Eu (quase naquela fase de martelar as palavras): "Bonjour - desculpe, é a terceira vez que telefono - a senhora já me transferiu duas vezes para o Serviço de Cartões de Residência - mas ninguém atende." 
Do outro lado da linha não houve reacção imediata. Pelo que atalhei directamente para a pergunta-chave. 
Eu: "Importa-se de me dizer qual é o horário do Serviço de Cartões de Residência?" 
Telefonista (vozinha esganiçada irritante): "Bien sur! É entre as 8h00 e as 13h00" 
Eu (a martelar as palavras e a controlar-me para não explodir): "Repare - é que são 14h38 - porque - é - que - me - transfere - para - um - Serviço - onde - sabe - que - não - está - ninguém - para - me - atender?!" 
Telefonista: (vá, caros leitores, agora todos em coro) "Désolée!" (garanto-vos que este désolé não era um pedido de desculpas, ela estava era cheia de razão) "Désolée, Madame, pediu-me para eu transferir, eu transferi."


29 Comments:

Blogger K'os said...

realmente!!!
estou a ver que nalgumas coisas é pior que a selva.


Espero que consigas tratar do teu problema o mais rápidamente.

Moçambique, o que me foste falar e lembrar...

:)

16 March, 2006 23:29  
Blogger Unknown said...

Nada melhor que ler um post como este para recuperar o ânimo depois de um dia como hoje!
Essas férias quererão dizer 15 dias sem Postais de BXL? :(

16 March, 2006 23:37  
Blogger Nelson Reprezas said...

Moçambique????
:)

16 March, 2006 23:58  
Blogger Sinapse said...

Um outro olhar: amanhã vou 'em pessoa' à Commune, para evitar estas surreais conversas telefónicas! :)

Já estiveste em Moçambique?

17 March, 2006 00:09  
Blogger Sinapse said...

Trazm' ainda bem que já estamos todos mais ou menos bem-dispostos!

Receio bem que durante 15 dias não enviarei postais ... A não ser que chova tanto que eu resolva sentar-me em frente a um computador e vos envie a todos uns Postais de Moçambique!

Beijinhos,
Boa noite

17 March, 2006 00:12  
Blogger Sinapse said...

Hum-hum, Moçambique!

Algum recado? :)

17 March, 2006 00:13  
Blogger K'os said...

sim estive
não só vivi

17 March, 2006 00:28  
Blogger Pitucha said...

Sinapse
Se nos pomos a contar as nossas aventuras com a administração belga, não paramos.
Boa viagem por Moçambique e, se precisares de dicas diz. Já lùa passei férias duas vezes.
Beijos

17 March, 2006 09:00  
Blogger Sinapse said...

Pitucha, aceito essas dicas, sim!
Posso escrever-te para o teu pitucha@e-mail? qual?
Obrigada

BEG, és uma querida!!
:) (sorriso derretido)


p.s. - já fui à Commune ... acho que vai dar post ...

(suspense)

17 March, 2006 11:12  
Blogger Pitucha said...

Sinapse
Usa o meu mail do blog.
Beijos

17 March, 2006 11:19  
Blogger Sinapse said...

Of course ... daah, sinapse extraviada ...

17 March, 2006 11:33  
Blogger rafaela said...

sinapse, sinto-me descansada afinal não é só em portugal que isso acontece.

mais um bom exemplo do desole.


=) bom dia

17 March, 2006 12:04  
Blogger rafaela said...

ai e Africa, como eu queria voltar a Africa.

=)

17 March, 2006 12:06  
Blogger princesa said...

E Eu a pensar que BXL era + evoluído do que LX nesses assuntos...

MOÇAMBIQUE que saudades!!!!!!!!!!!!
é Lindo eu adorei.

bjs

17 March, 2006 12:45  
Blogger Sinapse said...

... deve ser algo 'cósmico' ... então não é que grande parte dos amigos deste blog já estiveram (ou até viveram!) em Moçambique?!

Aceitam-se dicas e sugestões, p.f. escrevam para o apartado B1000 ... ok, usem o e-mail:
sinapsebruxelas@yahoo.co.uk

Obrigada!

17 March, 2006 13:04  
Blogger princesa said...

preciso de ajuda o meu blog desapareceu!!!!
eu sei que não percebo nada disto... ainda sou novata.

Quanto a moçambique não há muitas dicas... mas o ambiente contagia... proponho não falhares Inhaca.

17 March, 2006 13:24  
Blogger Nilson Barcelli said...

Os belgas são mesmo perigosos.
Quando estive em Bruxelas não fiquei com essa ideia deles. Eram simpáticos e ajudaram-me sempre com um sorriso sempre que me perdia na cidade. Nunca ouvi o "desolé"... E não conheces os alemães...
Mas... o que dirá um belga que more em Lisboa?
Beijinhos e bom fim-de-semana.

17 March, 2006 14:05  
Blogger Periférico said...

Não te podes queixar, está só a seguir a máxima que "O cliente tem sempre razão!";-)

Delicioso esse désolé!;-)

Beijos

17 March, 2006 18:08  
Blogger Sinapse said...

LxExpo: ai, ai, ai, temo não ser a pessoa mais indicada para ajudar-te nesse mistério do blog desaparecido ...
A única sugestão que tenho é a seguinte:
- desliga, e tenta mais tarde. Pode ser que ele tenha regressado!

Beijinhos, e bom fim-de-semana!

17 March, 2006 19:43  
Blogger Sinapse said...

Nilson, tive uma pontinha de arrependimento depois de ler o teu comentário ...
Tens razão, que sim, que há belgas simpáticos, e eu até tenho [não muitos, mas alguns(m)] amigos belgas! :))

Mas que têm uma terrível falta de 'client focus' ... isso têm!

Vive la Belgique! Pronto ...

17 March, 2006 19:48  
Blogger Sinapse said...

Periférico, LOL simplesmente LOL

17 March, 2006 19:50  
Blogger Carlota said...

A tua aventura telefónica com a comuna é fantástica! Mas... sabes?! Acho que é por ser a de Bruxelles-Ville. A de Ixelles funciona super-bem!

17 March, 2006 21:18  
Blogger Sinapse said...

Tens razão, Carlota - a 1000 BXL é a pior!!!!!
Ainda bem que vou mudar de Commune em breve ;))

18 March, 2006 00:32  
Blogger inBluesY said...

Désolé Madame .... hehhee vou adoptar essa frase na semana que vem lá no meu trabalho !!!

bjs
:)))

18 March, 2006 00:44  
Blogger Sinapse said...

Blue', por favor, olha que isso é muito contagioso e alastra rapidamente ... pode acontecer que da próxima vez que quiseres juntar 2 mesas num restaurante porque chegaram algumas pessoas que não estavam previstas, levarás com um 'Désolé'!
ah pois é!!

;))

18 March, 2006 01:06  
Anonymous Anonymous said...

bom pelo menos nao se puserama ler revistas a tua frente enquanto tu te debrucas em desespero pela guarita em busca de socorro. a mim foi o que fizeram. pudera ja era a terceira vez que la passava e ja sabiam que iam levar com insultos em cima...insultos, mas so na base de parasitas incompetentes, nada mais. e falhaste a volta do carrinho do cafe? tlim tlim, no meio do edificio...param de trabalhar sobre o teu olhar estupefacto e vao tomar cafe.

21 March, 2006 00:54  
Blogger Sinapse said...

Cão Traste, welcome back my dear!

Felizmente, as coisas só se passaram mal quando telefonei. Quando lá fui, no dia seguinte, tudo se passou surpreendentemente bem!...

(de repente, até parece que consigo ouvir-te a chamar-lhes parasitas incompetentes!) :D


Beijinhos

21 March, 2006 08:03  
Anonymous Anonymous said...

Vais estar qunato tempo em Lisboa? Isto é, antes da partida para as ex-colónias...

21 March, 2006 15:33  
Blogger Sinapse said...

Kianda, já te respondi por e-mail. Beijos, e até breve!!

22 March, 2006 08:02  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older