Tuesday, May 04, 2010

viagem grande, post longo

Foram duas semanas em viagem. Santiago de Chile, Buenos Aires, Montevideo, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro.
Entre despertares madrugadores, reuniões atrás de reuniões, táxis e aeroportos, também houve tempo para alguns momentos turísticos. Como o café con piernas em Santiago de Chile.
O bife argentino no restaurante Cabaña Las Lilas, em Puerto Madero. Mi Buenos Aires querido ...
O Mercado Municipal em São Paulo. Mercadão. Todas as frutas do Brasil, numa explosão de cores e sabores. E o Terraço Itália, com a sua vista 360° da megalópole paulistana. Vista privilegiada, por exemplo, para o edifício COPAN - um dos símbolos da arquitectura moderna brasileira, projecto de Óscar Niemeyer.
E compras, claro. Fizemos uma breve incursão à Rua Óscar Freire, para compras. A loja das melissas, espectacular. Calcei dezenas de melissas, os sapatos e sandálias de borracha mais bem cheirosos do mundo! Apaixonei-me pelos modelos dos irmãos Campana e do Alexandre Herchcovitch, lindos, lindos!! Mas depois lembrei-me das fabulásticas melissas Vivienne Westwood que comprei da última vez, no Rio, e que não consigo usar porque me podem os pés! Tenho pés difíceis, what can I do? ... Desta vez, consegui sair da loja sem comprar um único par. Para compensar, na outra catedral da borracha, menos cheirosinha mas igualmente charmosa, comprei nada menos que 5 pares. Havaianas, claro! Incluindo umas havaianas com as cores da selecção nacional portuguesa. Já que não posso ir à África do Sul, pelo menos posso assistir aos jogos com Portugal no coração ... e nos pés!
Houve um momento de comoção quando polícia e guarda-costas interromperam o trânsito na Óscar Freire, com grande aparato de segurança em redor de uma limousine. Imagino a troca de palavras dentro da limo: Moço! ... (pois não, senhora?) ... Pare aí, sim, aqui, é rapidinho, não demoramos não, queremos só ver um modelinho que a Wafaa gostou ali numa vitrina. Saíram duas ilustres da limo, entraram na loja, voltaram de mãos a abanar. Afinal, parou-se o trânsito para nada. Wafaa Suleiman (Primeira-Dama do Líbano) e Dilma Rousseff (Ministra-Chefe da Casa Civil no Governo de Lula e afirmadíssima candidata às eleições presidenciais de Outubro) às compras em São Paulo. Como nos saiu a Primeira-Dama do Líbano em vez da Rainha Noor da Jordânia, não fotografei.
Aparte os jantares em botecos animados, de picanha na chapa e chopes geladinhos, e cafés-da-manhã com sucos naturais e frutas saborosas, também aproveitámos para jantar no rooftop do Hotel Unique, no bar restaurante Skye. A melhor vista para a Avenida Paulista, coração da selva de pedra.
Em Brasília, onde já estive várias vezes sem nunca ter visto nada de nada, pedimos ao taxista para fazer o caminho longo para o aeroporto, pelo Eixo Monumental. Passámos a magnífica Catedral, continuámos pela Esplanada dos Ministérios. Fascinou-me o Congresso Nacional - sobre um bloco-plataforma horizontal encontram-se dispostas uma semi-esfera à esquerda (assento do Senado), uma semi-esfera à direita (assento da Câmara dos Deputados) e, entre ambas, duas torres gémeas de escritórios (o chamado "Anexo 1"), que se elevam a cem metros de altura. O conjunto é visualmente impressionante e tornou-se emblema da capital do Brasil. Também de destaque, pela sua beleza arquitectónica, o Palácio do Planalto, o edifício do Supremo Tribunal Federal, o espaço e as esculturas na Praça dos Três Poderes. Passámos ainda pelo Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, actual morada de Lula da Silva. Atravessámos a fabulosa Ponte JK (de Juscelino Kubitschek), para a margem sul do Lago Paranoá, e demos uma voltinha pelo bairro Lago Sul. É o bairro com o segundo maior número de piscinas por habitante do mundo. Dizem também que o bairro Lago Sul tem o mais alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. Pela amostra que vi de mansões e mansardas, acredito piamente. Brasília, capital federal, vista de táxi a caminho do aeroporto.
No Rio de Janeiro, Hotel em Copacabana. Eu conheço bem a cidade maravilhosa, mas a colega que viajava comigo nunca tinha estado no Brasil e ansiava pela chegada ao Rio. Infelizmente, ela ficaria apenas um dia. Por isso escolhi um Hotel em Copacabana. E por isso o simpático Anderson, no check-in, nos ofereceu um upgrade para as Executive Suites de 72 m² no 28° andar. Por uma noite, morei num apartamento na Avenida Atlântica. Inesquecível, a vista em curva feita de calçadão, areia e mar, de Leme a Copacabana.
As reuniões terminaram na 5a-feira às 14h00. Eu tinha pedido a 6a-feira de férias, para aproveitar 6a-feira e Sábado no Rio de Janeiro. Do apartamento em Copacabana, mudei-me para o apartamento da minha família carioca em São Conrado. Descompressão, relax. O breve fim-de-semana no Rio incluiu o show Beatles Num Céu de Diamantes. Passeámos em Ipanema, o meu bairro favorito no Rio. Acalento a fantasia de ter um apartamento em Ipanema, morar entre a Lagoa e o mar. Acalento um sonho que nunca vai passar disso mesmo, fantasia, quimera. Fomos ver uma exposição de António Dias na Casa de Cultura Laura Alvin. António Dias Sem Pudor não me entusiasmou. Valeu-me o apple martini no bar do Fasano para salvar o fim de tarde. No Shopping Fashion Mall, no banheiro, dei de cara (ou deveria dizer de bunda?) com a Malu Madder. Está igualzinha ... gente! os anos passam e os actores de novela não mudam!
E depois da chuvinha e do nevoeiro que entristeceram o Rio na 5a e na 6a, o Sábado presenteou-nos com um sol decidido e um céu azul irrepreensível. Passeio de escuna pela baía de Guanabara e almoço no tradicional Shirley no Leme.
A estadia no Rio de Janeiro foi breve, curta, rápida. Sábado à noite, voo TAM, regresso a NY.
E é assim, viagem grande, post longo. Para mais tarde recordar.

Labels: ,

11 Comments:

Blogger Andorinha said...

Como é que te consegues lembrar dos nomes dos monumentos todos? =D Impressionante! Adorei a descrição! Um dia quero ir ao Chile, tenho certo fascínio pela América do Sul. Recomendas?

04 May, 2010 10:03  
Blogger Patti said...

E eu já sonhava fazer esse passeio :)

04 May, 2010 11:10  
Blogger Sinapse said...

Andorinha ... és uma querida! achas mesmo que me lembro dos nomes dos monumentos todos todos todos?! eheheheheh! ... de alguns sim ... impossível não saber nada sobre a Catedral, por exemplo, ou sobre a Esplanada dos Ministérios ... mas de outros, não retive o nome ... antes de escrever o post dei uma googlada ... google, wikipedia ... ;)
Beijinhos, de regresso a NY ...
... e vejo que tu própria ainda estás um bocadinho (muito) em NY, a julgar pelos posts no teu blog! ;)

04 May, 2010 15:40  
Blogger Sinapse said...

Andorinha, Patti, recomendo sim! Recomendo a América Latina com todo o coração ... mas a América Latina é um mundo e eu conheço um nadica de nada desse mundo ... é preciso tempo ... várias viagens ...
... mas é um mundo apaixonante! :)

04 May, 2010 15:43  
Blogger Andorinha said...

Assim cá entre nós....tirei tanta foto boa que não as ia deixar ali a mofar no folder no portátil, nãoooo é? Então agendei as fotos pra saírem até dia 13 de Maio lol
Vê lá tu! Este fim de semana fui a Paris, por isso tenho nova rodada, e também gostei bastante de Paris, mas NY...esquece, é que vai ser díficil superar! Era uma viagem q estava a ser adiada há muito, e foi realmente fantástica! Bem-vinda de volta!

04 May, 2010 15:51  
Anonymous Anonymous said...

Ai Sinapse Maria... Eu sonho tanto quando leio os teus mega posts de viagens.

Apetece-me ir ali a uma página ao lado e marcar logo uma viagem à Argentina.

:D (e também gostava que me desse vontade de escrever)

04 May, 2010 17:39  
Blogger Sinapse said...

Olá Claudette! :)
Tento aproveitar os escassos momentos livres nestas longas (e duras) viagens de trabalho .. pequenas compensações que me ofereço a mim mesma!
... e olha que eu mal conheço a Argentina ... só conheço Buenos Aires ... mas acrescentar um verso de Gardel ao post dá logo outro ambiente, não é? ;)
Mi Buenos Aires querido ..........
:)
Beijinhos,
Sinapse

04 May, 2010 17:46  
Blogger lucia said...

Gostei do post porque me fez viajar, sem sair daqui!!! Melhor que nada...

04 May, 2010 21:46  
Blogger Sinapse said...

Welcome to Postais de BXL, Lucia!
Para viajar basta imaginação ... quantas vezes viajamos através dos livros que lemos? :)
Obrigada por incluíres este post nessa categoria!

04 May, 2010 22:11  
Blogger Cão Traste said...

que invejaaaaaa. tu aproveita que isto nao dura sempre. vou-te denunciar aos RH por rombo nas despesas da empresa. apartamento em copabana onde ja se viu. nem nos tempos da outra senhora. kiss kiss bang bang.

04 May, 2010 23:09  
Blogger Sinapse said...

ai que totó! ... não sejas invejoso ... o upgrade foi grátis, uma cortesia, simpatia!






(eu sei que tu sabes, meu querido totó) ;)

04 May, 2010 23:24  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older