Saturday, February 02, 2008

o dia da marmota

O Groundhog Day é uma tradição nos Estados Unidos e no Canadá. Neste dia 2 de Fevereiro, alguém observa atentamente a toca da marmota monax. Se a marmotinha sair da toca por estar nublado, isso significa que o Inverno terminará mais cedo. Se, pelo contrário, o sol estiver a brilhar e o animal se assustar com a sua sombra e voltar para a toca, então o Inverno durará mais seis semanas.
Já saíram duas previsões, de duas famosas marmotas:
Punxsutawney Phil, da Pennsylvania
e
Chuck, de Staten Island (NY)
Este ano houve uma divergência de opiniões. Quando o Phil saiu da toca, viu a sua sombra - isso significa que temos de gramar com mais seis semanas de Inverno. Contudo, o Chuck não viu a sua sombra - promessa de Primavera ao virar da esquina! Entre os dois, o Chuck tem melhor track record, tem acertado mais vezes nos últimos anos. Escusado seria dizer que todos os nova-iorquinos estão a torcer pelo Chuck!
Eu cá não ficarei ralada se o Phil, da Pennsylvania, tiver acertado ... afinal, para quem vem de Bruxelas, o que são seis semaninhas de Inverno a mais ou a menos? Contas feitas, a Primavera chegará lá para meados de Março! Para mim, está muito bem!

11 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá, sinceramente não conhecia essa tradição, muito interessante.
É a primeira vez que visito esse blog, gostei do estilo, parabéns!
Celina
www.luxoseluxos.blogspot.com

03 February, 2008 05:29  
Blogger Nelson Reprezas said...

Por acaso eu conheço a tradição e fizeste-me recordar um dos mais divertidos filmes de sempre, com o Bill Murray e a Andie MacDowell, em que ele é repórter de meteorologia e é destacado para a reportagem do groundhogday numa terreola com um nome muito esquisito que não me ocorre. O filme chama-se exactamente groundhog day, ou feitiço do tempo em português e é, salvo erro, de 1993.
Keep on cronicando
beijinhos marmotianos
:)))

03 February, 2008 11:26  
Blogger Sinapse said...

Welcome to Postais de BXL, Celina!
Eu também não conhecia esta tradição ... só cá estou há 1 ano ... fiquei a saber por amigos americanos e achei imensa graça! Principalmente porque quando eles começaram a descrever a tradição, estava longe de imaginar que o Chuck e o Phil seriam castores, marmotas ... :D

03 February, 2008 18:20  
Blogger Sinapse said...

Não vi esse filme, Espumante ... vou já acrescentá-lo à minha lista no Netflix!

Entretanto - que já é Domingo e todas as marmotas por esses Estados Unidos fora já devem ter cumprido a sua missão - vou googlar para ver se o Chuck ganhou ...
Beijinhos, primaveris!
Sinapse

03 February, 2008 18:25  
Blogger Sinapse said...

Mais aqui!

;D

03 February, 2008 18:32  
Blogger calamity jane said...

Pois, também eu, conhecia a expressão, mas não a tradição. Só te digo que está um dia tão, mas tão feioso por aqui que só queria que me dissessem que um Chuck qualquer tinha ganho a parada e q a primavera começava já AMANHÃ! ;-)
bjis

03 February, 2008 18:50  
Blogger Nelson Reprezas said...

Um aparte para a Calamity... tivemos uma longa série de dias com sol brilhante e temperatura primaveril. Agora estamos há dois dias com aguaceiros moderados e céu cinzento. Não seremos nós que estamos mal habituados?
Deixa lá vir a Primavera só para Março :)))

03 February, 2008 19:01  
Blogger Unknown said...

Nossa, isso me lembra aquele filme com o Bill Murray (No Brasil, o dia da Marmota) em que ele vive o mesmo dia várias vezes...

03 February, 2008 20:47  
Blogger Sinapse said...

Renata! :)) Que bom ver-te por aqui!!

Bem ... parece que sou a unica a ter perdido esse filme! (ver comentarios anteriores)

Beijinhos!
Aparece mais vezes!
:))
Sinapse

03 February, 2008 21:04  
Anonymous Anonymous said...

ò Sinapse! Aqui a tradição é com a Sra. das Candeias, a 2 de FEv. mudam só os intervenientes. De resto é igual.

Ou seja, temos inverno para durar...

04 February, 2008 00:39  
Blogger Sinapse said...

Eu sei, Claudette ... Se a Senhora das Candeias rir, está o Inverno para vir. Se a Senhora das Candeias chora, está o Inverno fora ... ou algo assim parecido ...
... mas não imaginava que houvesse tradição semelhante na América e achei tão cute o papel principal dos animais ... é bem mais leve, mais pueril, do que as tradições cristãs/católicas, não? ;))))

06 February, 2008 15:14  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older