mudança de estação
Já vos disse que este foi o melhor Verão de que tenho memória nos últimos 10 anos? Durante 10 anos de Bélgica, habituei-me às regras do jogo. A Primavera chegava sempre sempre sempre atrasada. E quando finalmente começava a dar um arzinho de sua graça, vinha o Verão e zás! instalava-se valente e ufano, mas estupidamente adiantado! O Verão tinha esta mania de roubar à Primavera os primeiros 15 dias de Maio. E depois de 15 dias de exibicionismo, retirava-se de cena. Mas a Primavera, despistada e confusa, já não voltava ao palco. Às vezes esforçava-se, mas a sua performance era sempre muito tímida e chorona. Conclusão, o palco ficava entregue à folia do Outono (ainda não se convenceu de que, fora de tempo e desprovido das belíssimas e românticas cores outonais, não tem gracinha nenhuma) e a umas sessões de ensaio do Inverno. E enquanto isso, nesse tempo que se supunha pertencer à Primavera e ao Verão, a Bélgica definhava debaixo dum tecto cinzento de nuvens. Até finalmente entrar em cena o Outono, já vestido a rigor, e depois o Inverno, pontual e determinado.
Este ano tive direito a Primavera e Verão. Meses e meses de sol, brisa, céus imensos de azul, saias, sandálias, o coração leve! Mas a minha alma está traumatizada por 10 anos de Bélgica ... eu sei que é a vez do Outono, que tem de ser, que não há volta a dar ... mas atemoriza-me deixar este clima de Primavera-Verão ... estou a passar por um processo de privação típico de quem nunca teve, e agora não quer abrir mão de, tanta bonança meteorológica! ... não quero voltar a calçar meias, não quero enfiar os pés em sapatos e botas, não quero encher-me de roupa, e pensar em guarda-chuvas e galochas, ... Já vos disse que este foi o melhor Verão de que tenho memória nos últimos 10 anos?
Este ano tive direito a Primavera e Verão. Meses e meses de sol, brisa, céus imensos de azul, saias, sandálias, o coração leve! Mas a minha alma está traumatizada por 10 anos de Bélgica ... eu sei que é a vez do Outono, que tem de ser, que não há volta a dar ... mas atemoriza-me deixar este clima de Primavera-Verão ... estou a passar por um processo de privação típico de quem nunca teve, e agora não quer abrir mão de, tanta bonança meteorológica! ... não quero voltar a calçar meias, não quero enfiar os pés em sapatos e botas, não quero encher-me de roupa, e pensar em guarda-chuvas e galochas, ... Já vos disse que este foi o melhor Verão de que tenho memória nos últimos 10 anos?
Labels: meteorologias e outros tempos
18 Comments:
Estas palavras so mesmo de quem esteve 10 anos na Belgica. Por vezes pergunto-me como sera possivel viver 10 anos na Belgica? e Como e' possivel pensar que este e' o memlhor Verao? Pois nada como as referencias de comparacao. Eu passo o tempo a comparar este Verao com o de Portugal e so sei que este e' curtissimo apesar deste ano ter vindo a ser generoso.
Estive 5 dias na Belgica este Verao, e acho que nao era capaz de la' viver.
(psssst! xiuuuuu!) ... olha que vêm por aí os amigos da Bélgica já defender o pobre do país! ...
... é possível viver em Bruxelas, claro! :)) cidade bonita, qualidade de vida (trânsito, rendas, saúde, ...) ... tudo isto enquadrado num cinzento monocromático, é certo, e coberto por um manto de nuvens ... mas confesso aqui uma nostalgia de Bruxelas que é verdadeira e sentida ... apesar de tudo! ;))
va, aproveita então o quentinho, que voltou de propósito para nos despedirmos em beleza!
Tu nem imaginas a raiva, raiva daquelas surdas, que senti ao ler o teu post. Se não gostasse tanto de ti, tinha saído insulto! Assim, sai só um grito de alma: porquê nós não!?
Beijos cinzentos e chuvosos
Aproveita, que o tempo passa a correr!
:)
Como te compreendo, Sinapse. Estou também a ser "atacada" por uma vaga de nostalgia de Bruxelas.
Pronto, eu vou mandando solzinho e bom tempinho aqui do meu areal. Aqui é coisa que não falta...
bjs
Indeed, DMNY, indeed! :))
ai Pitucha ...
... tinha cá um feeling que este inocente post iria dar azo a reacções diversas por parte dos estimados leitores!
;))
Beijinhos,
Sinapse
... por exemplo, tinha a certeza que a Carlota não se sentiria! ... derrete-se de amores por Bruxelas! não há cinzento nem nuvens que a alterem!
;))
Olá Beg!!! :)))
Eu entendo ... mas um dia vais sentir o mesmo por Genebra! ... é assim mesmo, não é?!
Beijinhos, para toda a família!
:)))
Sinapse
Agradeço, agradeço!!
... não, OK, tenho de ser justa, vá ... mais vale enviares esse solzinho todo todo para Bruxelas, que eles lá estão mais carentes!!
... mas ó Skyman ... o Outono/Inverno não passam pela FdF? hein?
;)
Eu só vivo há 10 meses na Bélgica e já estou traumatizado!;-)
Beijos
lol Periférico!!
Welcome back to the blogos! :))
"...ainda não se convenceu de que, fora de tempo e desprovido das belíssimas e românticas cores outonais, não tem gracinha nenhuma..."
Eu também acho. Desprovido das belíssimas e românticas cores outonais, descontados o ar finíssimo e os aromas da terra salpicada da chuva que promete refazer a vida dos campos, passando por cima do sol ameno que já nos faz gostar dele e poder suportá-lo directamente numa esplanada sem necessidade de procurarmos o refrigério das sombras estivais, descontada, ainda, aquela atmosfera limpa, fresca e tão nítida que nos permite o gozo estético de uma sinfonia cromática para que possamos obter as melhores e mais nítidas fotografias de sempre, esquecida aquela relação do ar outonal das coisas que nos leva a associá-lo à sabedoria, à plenitude da fruta madura e à pulsão irreprimível para o desfrute pleno da vida sem os artificialismos nem o peso do Verão nem as promessas de jovialidade, saltitantes, de Primaveras de ilusão... descontando tudo isso, eu também concordo contigo e acho que o Outono não é flor que se cheire. :)))
Fall kisses
:)
Ah, querida, o que tem que ser tem muita força! Coragem. Beijinhos muito solidários
Not sure I got all that - my Portuguese is a bit rusty. ;) One sure is certain: I do not miss the Belgian weather. What I do miss though is the variation in the length of days. For me, summer has always meant long evenings outside on the terrasse, chatting late and seeing the sky turn dark after 11pm. I miss that.
me too!!
what i really miss, is not the weather, it's the free time!!!
vacations!!
Vale a pena falar do Outono que se avizinha, para ter direito a comentários assim! :)))
Eu repito ... desprovido de tudo isso, Espumante, quando o Outono aparece a meio de Junho ou Julho ... neura!
Beijinhos, a caminho de Washington D.C. ...
Sinapse
Azulinha, estou preparada!
;)
• Eliane •! :)) your Portuguese is just fine, you got the main idea, Belgian weather is a torture for the soul! ;))
;))
ss ... you say that because you never endured Belgian (non)springs and (non)summers! ... if you had, you would value indefinitely the spring/summer in NY (or in Portugal, for that matter) ... and you wouldn't want to let go! ever! you would be afraid of fall and winter, afraid that they would arrive and never leave again ... like in Belgium ... brrr ...
lol!
Não sei se raparaste, mas este teu mês de Setembro assemelhou-se bastante ao de Maio. ;)
Beijocas
Muito obrigada, Carlos! ... isso é um elogio e peras!
:))
Post a Comment
<< Home