Monday, September 10, 2007

segredos nova-iorquinos

Saio na estação Broadway-Lafayette St. e caminho na East Houston, na direcção de Mulberry Street.
Se virasse na Mulberry Street e seguisse sempre sempre sempre, acabava por chegar ao que sobra de Little Italy. A Little Italy de antigamente foi sendo absorvida pela expansão de ChinaTown (a sul) e foi-se diluindo em NoLIta e SoHo (para norte e oeste).
Não viro na Mulberry Street, sigo na East Houston até esta se cruzar com Elizabeth Street. Viro à direita, para a Elisabeth Street.
Adoro esta atmosfera de pequena vizinhança que ainda se sente no bairro de NoLIta (North of Little Italy). As lojas não pertencem a franchisings e encontram-se algumas gemas de originalidade como é o caso de Le Labo. Entro, e apetece-me ter a máquina fotográfica comigo.
Le Labo é um conceito. Pretende revolucionar a forma de se fazer, e de se usar, perfumes. Os seus fundadores afastam-se radicalmente da indústria de perfumaria e cosmética das grandes marcas, valorizando um regresso ao passado, ao mundo dos artesãos perfumistas. Importam mais de 150 essências naturais que vêm directamente de Grasse (França). Amostras de cada essência estão expostas na loja - à disposição do nariz do freguês. De acordo com as escolhas do cliente, as essências são depois artesanalmente misturadas, criando assim uma fragrância final única, personalizada.
Le Labo desenvolveu - em colaboração com grandes narizes do mercado perfumista, como
Alberto Morillas e Annick Menardo - uma linha de 10 perfumes, para facilitar o contacto inicial com o público e dar a conhecer o conceito e a filosofia da marca. Mas se quiserem realmente personalizar a vossa fragrância, convém que fiquem avisados que um frasco do vosso perfume único e personalizado Le Labo pode chegar aos $40.000. Se forem muito excêntricos, claro!
Vale a pena explorar o website destes dois perfumistas, partindo das suas palavras revolucionárias: "In a world where luxury perfumes are mass-produced and sold in places that look like supermarkets, where advertising campaigns try to fool consumers into thinking they are unique even though their "one of its kind" fragrances are worn by millions across the globe, we believe there is another solution. As a result, Le Labo has decided to take matters - and perfume - back in hand ...".
Pessoalmente ... tenho a dizer que acho isto tudo uma treta. É muito bonito desprezar a indústria - a dos outros perfumes - e chamar supermercados às outras perfumarias. Esquecem-se que só uma irritante minoria tem $40.000 para dar por um perfume que se evapora como os outros! Viva a democratização do luxo, perfumes Hugo Boss, Calvin Klein, YSL, Marc Jacobs, Michael Kors, Burberry, Azzaro, DKNY ...
No entanto - e daí o post - vale a pena passar nesta loja, entrar, cheirar, aprender, deliciar os sentidos!!

* foto de autor desconhecido

11 Comments:

Blogger DMNY said...

já estava a ficar preocupada com o teu silencio :)

10 September, 2007 21:44  
Blogger Carlota said...

Uma excelente peça da correspondente do gang em NY!
Bravíssimo!
Beijola.

10 September, 2007 22:50  
Blogger Sinapse said...

DMNY ... estou numa fase coelho da Alice ...

11 September, 2007 03:34  
Blogger Sinapse said...

Ora, muito obrigada, Chefe Carlota!
;)

11 September, 2007 03:34  
Blogger Pitucha said...

Pronto, vou com esta gota (tão perfumada) que me convenceste! Agora vais ter mesmo que me aturar aí e que fazer de guia turística! Um dia eu chego para te fazer uma surpresa.
Beijos

11 September, 2007 08:29  
Blogger 125_azul said...

Ah, eu cá se tivesse 40.000 verdinhas casava. Ou comprava uma bicicleta...
Beijinhos

11 September, 2007 12:10  
Blogger miguel said...

bergamote (na foto) e optimo. a body shop tem um body lotion e um oleo de massagem optimos. by the way. a criadora da body shop acabou de morrer.

11 September, 2007 22:21  
Blogger • Eliane • said...

Great find! I love the concept, the name of the store, the whole "sur mesure" thing, very appealing. As I was reading, I got worried then you dropped he bomb: $45K. Ah those Frenchies, they have some guts. Gotta admire that.
But, as eevery nose should know, each epiderm is unique and a same fragrance reacts differently on each of us. So if I am wearing Happy from Clinique (I do - I like it, smells like fanta and puts me in a good mood) and if you wear the same fragrance, I am pretty sure it will not smell the same.

13 September, 2007 04:17  
Blogger Sinapse said...

Pitucha, a ti já te respondi ... :))


ó Azulinha!? uma bicicleta?!? loool lol! 'tá bem, pronto!
;))


sw5, mais vale continuares nessa onda Body Shop mesmo! ;D


That's right, Eliane, each skin reacts differently to a given perfume.
I love to go to Le Labo and smell all the different essences ... I love the jasmine!
You should definitely go there and check it out!

14 September, 2007 21:19  
Blogger Carlos Malmoro said...

E com $40000/garrafão eles não conseguem arranjar uma decoração interior melhor do que essa com aspecto de tasca? :))

Beijocas

16 September, 2007 05:09  
Blogger Sinapse said...

lol! ... mas devo dizer que grande parte do fascínio que a loja me desperta se deve precisamente à decoração interior! ah pois é!

17 September, 2007 17:40  

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