Friday, August 24, 2007

Gooooooo Mets!

Quando o Chefe gritou anyone interested in tickets for a Mets game tonight?, perguntei a um dos meus colegas quem eram os Mets. The New York Mets! baseball!
Não sei nada de baseball ... Mas os bilhetes (inner field box, a $82 o bilhete) eram oferecidos, e representavam a oportunidade ideal para um mergulho na realidade americana. NY não representa a América profunda. É preciso ir ao Shea Stadium, em Queens, numa terça-feira fria e chuviscosa, assistir a um jogo dos Mets - digamos que a cortina se entreabre o suficiente para permitir um vislumbre dessa América profunda. Os hot dogs, os hamburgers, as pizzas, a cerveja, os pais e os filhos tais quais Homers e Barts Simpsons da vida real, os acordes de música sintetizada para assinalar um home-run da equipa que está a jogar em casa, o ecrã gigante que serve para várias brincadeiras durante os múltiplos intervalos - entre as quais uma brincadeira particularmente apreciada pelo público, em que as câmaras se detêm em casais que se vêm projectados no ecrã gigante com uma coração cor-de-rosa desenhado em redor da sua imagem, e que têm que beijar-se, dando azo a comoção geral e muitos aplausos - a mascote da equipa, que dança em campo e depois dispara umas t-shirts para o público, os anúncios sonoros pedindo aos clubistas para se conterem na linguagem, o hino americano cantado em campo por dois projectos de barítono arrepiados de frio, com o público de pé, olhos brilhantes e mão direita pousada sobre o coração, a bandeira americana sobranceira e omnipresente, ...
Continuo sem saber nada de baseball - embora até já entenda o que é um strike e um home-run, e já saiba quem é quem no jogo, entre o pitcher, o batter e o catcher, o first baseman, ... - mas valeu a pena pela imersão cultural!

7 Comments:

Blogger Nelson Reprezas said...

Gostei muito deste post.. E depois... podia ter sido eu. Porque tudo o que referes me é familiar através de livros e de filmes. Tal como tu, tanho uma vaga ideia do que é um home run e sim, consigo visionar todo o cenário que descreves exactamente com os mesmos detalhes.
Aprecio muito a tua sensibilidade e a facilidade com que "imerges" na cultura :)
Beijinhos imersos

25 August, 2007 00:55  
Blogger DMNY said...

pronto, ja podes voltar em paz! :)))

25 August, 2007 03:51  
Blogger RAF said...

Nunca vi os Mets, nem um jogo de baseball. Mas fui ao MSG ver os Knicks, e também tive uma verdadeira experiência cultural num jogo da liga universitária de hoquei no gelo.

25 August, 2007 23:40  
Blogger arara said...

Afinal sabes imenso de baseball! Eu fico-me pelo home run e o resto acho uma chatice. Se fosse ao tal jogo, possivelmente seria para apreciar a tal América profunda...e comer uns hot dogs, que ninguém é de ferro.
Beijinhos, semana feliz



125azul

27 August, 2007 11:31  
Blogger miguel said...

ja viste os simpsons? muito engracado. epa! epa!

27 August, 2007 22:48  
Blogger JC said...

Dava um dedo mindinho por uma imersão cultural dessas!

30 August, 2007 16:57  
Blogger Pitucha said...

Ora bolas, e eu que estava para aqui tuda ufana com o meu bronze, a achar que ia impressionar as hostes bruxelenses e tu sais-te com esta. Basebol, hein? ... Pois.
Beijos

02 September, 2007 01:42  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older