Monday, September 24, 2007

Amy, the manicure

NY city. Em cada esquina, um salão de estética especializado em manicures/pedicures e depilações. Invariavelmente, geridos por asiáticas ou latino-americanas. Nem umas nem outras se expressam bem em inglês, pois desde que chegaram aos EUA em busca de uma vida melhor (mais poluída, mais urbana, mais degradada, mais racista) vivem entre os seus, em excluídos bairros nos arredores pobres da cidade.
No Domingo fui ao salão asiático perto de minha casa. A Amy (nome americanizado, pois claro) até falava inglês. Entre limar unhas e eliminar cutículas, a Amy vai olhando pela janela. O seu olhar detém-se num casal com um carrinho de bebé. E então discorre sobre o facto de hoje em dia as pessoas terem filhos cada vez mais tarde. Que é verdade. Que uma cliente sua, imaginasse eu, tinha tido um filho com 50 anos. O marido tinha 45. Que tinha sido in vitro, claro. Que ela devia ter dinheiro, com certeza tinha muito dinheiro, porque o que é que um homem de 45 anos ia querer com uma mulher de 50? E que outra cliente tinha tido o primeiro filho aos 45, e depois continuou os tratamentos para ter mais e ainda teve gémeos. Também in vitro, que isso dá logo gémeos e trigémeos. E o marido já tinha dois filhos do primeiro casamento. Que não entendia porque uma mulher de 45 anos ainda queria ter filhos. Para quê ter filhos com essa idade, se o marido já vinha assim pacote completo? Enfim, se fosse ela, com 45 anos queria era ir com o marido passear pelo mundo. Eu fiquei a pensar naquilo do pacote completo e no será que os anúncios nas revistas cor-de-rosa estariam adaptados aos tempos que correm ... "Cinderela moderna procura prince charming para vida a dois. Carinhoso, alegre e aventureiro, de preferência alto, moreno e com filhos de anterior casamento."

16 Comments:

Anonymous Anonymous said...

eu gosto de conversas de cabeleireiro. e de taxi. e de manicures. e de comboio. e de autocarro.

24 September, 2007 19:55  
Blogger elisabete duarte said...

sao sempre conversas engracadas e que nos dao mais uma perspectiva sobre a vida e o nosso dia-a-dia.
Tambem gosto! (desde que nao queiram saber sobre a minha vida particular, claro!)

24 September, 2007 20:13  
Blogger hojesim said...

Belo post. Have a nice week :)

25 September, 2007 01:43  
Blogger DMNY said...

ainda bem que as asiáticas onde eu vou não falam tão bem inglês. mas isso da idade e' da cultura... uma vez tb ouvi la na manicure uma asiática a dizer que já tinha passado a idade de ter filhos, tinha 37... agora essa do homem de 45 estar com a mulher de 50 por dinheiro... que nervoso que me faz :)

25 September, 2007 04:47  
Blogger Pitucha said...

Ora eu sou o oposto da Claudette! Eu entro muda e saio calada...
Beijos

25 September, 2007 08:40  
Blogger Nelson Reprezas said...

Essa parte do "com filhos do anterior casamento" quase que nem vale a pena pôr no anúncio. Não é o que acontece na maioria dos casos? E a inversa também é verdadeira. Pelo menos a partir duma certa... faixa etária.
Por cá, as manicuras vão sendo, cda vez mais, do Leste europeu. As portuguesas reformaram-se todas. Umas arranjaram um prince charming gordo e careca daqueles que pintam as unhas com verniz invisível, outras continuam á procura. Todas elas vão a Puntacana no Verão. Com prince ou sem prince.
A propósito, temos o Prince cá este fim de semana. Gostavas que NY tivese assim tanta oferta de show biz não gostavas?
Beijinhos ainda com sono :)

25 September, 2007 09:55  
Blogger Carlota said...

Eu sou mais como a Pitucha. Quando vou para os salões de beleza levo sempre um livro, onde me enfio para não lhes dar qualquer hipótese de abrir a boca! :)

25 September, 2007 10:55  
Blogger 125_azul said...

Eu fui mãe aos 44, não posso participar desta conversa...
Beijinhos




PS: com toda essa conversa, as unhas ficaram bem arranjadas?

25 September, 2007 11:56  
Anonymous Anonymous said...

Pitucha e Carlota. Eu gosto destas conversas, tenho bons ouvidos pra elas. Mas a minha boca é um túmulo.
=)

Por acaso... a mulher-a-dias que vem cá a casa fala, fala, fala, fala. Sabe tudo de toda a gente! Eu é que me mantenho nos: - Aham! Hum hum. Pois...

25 September, 2007 12:50  
Blogger Sinapse said...

Eu não sou de grandes conversas. Tal como a Carlota e a Pitucha e a DMNY, entro muda e saio calada, e a minha expressão inibe qualquer tentativa de conversa de chacha. Mas, como boa geminiana, por vezes acontece-me o contrário, tal como expressam a Claudette e a Elisabete ... Às vezes - dependendo do meu estado de espírito, dependendo da primeira frase ou da voz da pessoa, ou do brilho nos olhos ou das rugas de expressão, não dependendo de nada - dá-me para achar graça à pessoa e sou toda ouvidos. Participo na conversa só com as frases suficientes para a fazer continuar - os ahs e os pois e os hum-huns, uns sorrisos abertos ou a ocasional gargalhada comedida, e alguma ou outra pergunta retórica - e encanto-me com as histórias pessoais que me são dadas a ouvir, ou os pitorescos episódios que até parecem de filme! Já várias vezes fui surpreendida com almas sensíveis encaixadas no recôndito de um taxista, ou veia de poeta na voz de um sapateiro, ou pérolas de sabedoria nas palavras da senhora da frutaria ... ouvi sotaques engraçados, ouvi conclusões cheias de sentido de humor, ouvi optimismo, ouvi retalhos de vida e espiritualidade e força ... e principalmente aprendi sempre algo nestas conversas de ocasião, com a sabedoria da experiência de vida das pessoas que tive a paciência de ouvir e a quem dei espaço para falarem.

25 September, 2007 17:03  
Blogger Sinapse said...

Azulinha, enquanto a Amy manicure divagava sobre a questão das idades ... acreditas que me lembrei de ti? Pois é!! ... podia ter respondido à Amy ... ;))) Mas nestas conversas sou sempre ouvinte, nunca intervenho opino respondo ...
Beijinhos! :))
Sinapse

25 September, 2007 17:05  
Blogger Sinapse said...

Ah, Espumante, em NY nunca se passa nada!!! ;)) ... isto é uma seca! ... não se oferecem bilhetes (sim, grátis) para a abertura da season da Metropolitan Opera ... os ricaços compraram bilhetes a centenas de dólares e assistiram lá dentro, no belíssimo edifício do Lincoln Centre ... os comuns assistiram via ecrã gigante ... sentados ao ar livre no Lincoln Centre e em Times Square (sim, fechada ao trânsito) ... bilhetes grátis, cadeiras ao ar livre, ecrã gigante ... em vez de futebol, Ópera!! :))
Beijinhos, principescos!
Sinapse

25 September, 2007 17:05  
Blogger Skyman said...

Maso o que é que se passa?
Só se fala de cabeleireiras, manicures e afins por estes dias!
Será que são espécimes em vias de extinção?

26 September, 2007 13:24  
Blogger Sinapse said...

ahahahahahaahah, Skyman! vejo que vens do Lote 5!

26 September, 2007 14:54  
Blogger Ss said...

nice post...
ja' vi que cheguei tarde...
Adoro conversas. De gente que nao tem medo de falar. Nao tanto de gente q fala de terceiros, como neste caso...mas daqueles que falam de si proprios e nos ralatam as suas aventuras por mais outsiders que sejamos. O senhor do cfae, a senhora da mercearia... Julgo q so' comecamos a pertencer realemnte a um sitio quando existe esta partilha. Quando ha' esse reconhecimento: hi!! how are you today? ...ola' menina, entao e o que vai ser hoje? ... Foi essa a melhor surpresa de NY. O deparar com a familiariedade entre por quem ca' passa.

28 September, 2007 17:57  
Blogger Sinapse said...

:))


Beijinhos, bom fim-de-semana!

28 September, 2007 22:53  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older