Wednesday, March 01, 2006

As filas

Isto de estar desterrada ... com a distância, ganha-se uma outra perspectiva do país natal! Ao longo do tempo fui-me apercebendo da dimensão de uma série de manias nossas, Portugueses que somos. Por exemplo, dou-me conta do quão importante é para nós, Portugueses, uma fila. No supermercado, no check-in no aeroporto, num qualquer guichet, na bilheteira para o cinema, seja lá onde for, connosco não se brinca. A fila é para respeitar! E os adeptos da arte de dar o golpe estão perfeitamente conscientes do golpe que estão a dar quando, com maior ou menor requinte, tentam furar uma fila. Pois é ... mas na Bélgica desrespeitam-se filas sem a mínima consciência de que se está a dar um grande golpe. E ainda se dão ares de vítimas quando alguém - geralmente um Lusitano, emperrado nessa mesma fila - arqueia a sobrancelha em jeito de mas onde é que tu pensas que vais, hein?! ... Nós, os Portugueses, nisso das filas somos muito senhores de nossos narizes e bem capazes de partir para a agressão para proteger o nosso lugar.
E por hoje é tudo.
Quem quiser comentar este post, que respeite a fila ... e nada de peixeiradas!!

23 Comments:

Blogger patchouly said...

Grande verdade. A fila (bicha nestes tempos fica mal, não é?) é uma instituição Lusitana. Neste aspecto seremos mais parecidos com os anglo-saxões ou com os europeus do lado de lá da antiga cortina de leste à espera de comprar dois pães e uma fatia de queijo na loja do estado?...

01 March, 2006 02:26  
Anonymous Anonymous said...

"Nego-me a acreditar que mil e quinhentos milhões de muçulmanos se tenham forçosamente de sentir ofendidos ! Seria tomá-los a todos por imbecis, tipo Fernando Rosas." - Quitéria Barbuda in "O Triunfo dos Porcos", Revista "Espírito", nº 26, 2006.

QUAES CUNQUE FINDIT


www.territoriolivre.blogspot.com

01 March, 2006 10:51  
Blogger Carlota said...

Olha, cá p'ra mim este aqui em cima enganou-se na bicha - oh, perdão! - na fila.

01 March, 2006 11:20  
Blogger Carlota said...

Pois fizeste muito bem em postar sobre esta característica centro-europeia.
Eu tenho uma grande aversão a esses infiltrados. Chegam assim ao pé de nós quando estamos na fila do super-mercado e prostam-se ao nosso lado (devem ter a secreta esperança de que dali a 2 minutos já não nos lembremos de quem estava primeiro).
Geralmente reajo muito mal a este tipo de investidas...
Beijola.

01 March, 2006 11:24  
Blogger Sinapse said...

Patchouly: Foste o primeiro na fila!
:)

Carlota: precisamente, reages tu e reagimos quase todos (os Portugueses), e eles (os Belgas e outros) parece que não entendem! :-|
:)

01 March, 2006 13:40  
Anonymous Anonymous said...

bom lamento mas como nao atino com os acentos prefiro nao me alongar. desde ja vos desengano, duas semanas a viver em Londres e a avaliar pelo metro, garanto-vos que todo o ser humano e transparente nesta cidade. nao ha filas, nem respeito, ha salve-se quem puder. hoje, um tipo mais velho (para nao dizer um velhote) passou-me a frente esbaforido. eu nem reagi. parece-me que uma peixeirada no metro londrino nao seria bem interpretada. mas, nao me falta a vontade, todos os dias, para dizer: "ouca la sua besta, ate ha 15 dias eu deslocava-me para o trabalho num Audi A4 lindo. hoje tenho de partilhar este vagao consigo. ha coisa pior? bom, gostaria muito de abrir um blog de postais sobre londres. garanto-vos que em pouco tempo destruiria o mito do imperio britanico. mas, nao acerto com os acentos.

01 March, 2006 14:02  
Blogger Sinapse said...

Miguel: olha que isto é um blog mais ou menos de família ...
Podes 'postalar' sem acentos, nós cá nos entenderemos!
Beijinhos

01 March, 2006 14:13  
Blogger Folha de Chá said...

Respeito o meu lugar e é só nele que comento. eh eh :) O que aposto é que aí em Bruxelas os que tentam «dar o golpe» são pouquíssimos. Mas aqui os portugueses, generalizando, ;) tentam passar à frente sempre que podem. :)

01 March, 2006 14:32  
Blogger Nelson Reprezas said...

Coisa velha e relha esta coisa da bicha, da fila, fila de bichas, bichas em fila e antes que me bichem à má fila, deixa-me "postar" aqui a minha opinião, mas no campo semântico, que não o facto de se respeitarem ou não as bichas. Bichas? Sim, bichas e não filas. Porque uma bicha é um vocábulo português e significa um grupo de pessoas alinhadas ou ordenadas esperando por qualquer coisa. Como é fácil de entender, uma bicha sugere uma dinâmica própria, por outras palavras, a bicha é um grupo não estático de pessoas, que se vai movendo à medida que os objectivos são atendidos. Ao contrário, uma fila é estática, não se mexe, uma fila de cadeiras é uma fila de cadeiras, está ali à espera que nelas nos sentemos, uma fila de árvores será um grupo de árvores alinhadas cuja dinâmica se circunscreva ao simples acto de crescer. Daí que não se diga uma bicha de cadeiras nem uma bicha de árvores.
Alterar as coisas e chamar fila à bicha é coisa que só a nós ocorreria, apenas porque uma bicha brasileira tem desígnios que, ainda que muito estimáveis nos tempo s que correm, não vão bem com a gravata e vai daí... pumba, fila, que é para não haver confusões.
Nisto dd servilismos somos imbatíveis. É evidente que no Brasil e por uma questão de correcção e respeito pelos cidadãos brasileiros, não vou apressar uma conversa telefónica porque "tenho uma bicha enorme agtrás de mim". Mas em Portugal? Porque não? Alguém conhece um inglês a dizer refrigerator? Ou elevator, ou a escrever color sem "U"? Porque eles acham que os ingleses é que inventaram o inglês e os alienígenas têm mais é que falar como eles. Mas nós... prontes, portantos é isto. Não se diz bicha que é feio. E estou a gostar dos Postais de Bruxelas e faz-me o distinto favor de não parar e continuar a pistar :)) Fico na bicha para te ler.
Beijinhos

01 March, 2006 17:17  
Blogger Periférico said...

Bem espero estar a respeitar a fila que sempre ordeiramente respeito!;-) Nós portugas gostamos de filas, uma fila atrai sempre mais pessoas para a fila...;-)

Beijos

P.S. Obrigado pelos parabéns que deixaste no artigo do primeiro aniversário do meu blog!

01 March, 2006 19:05  
Anonymous Anonymous said...

Até diria mais: quem se atrever, na Invicta, a dar a golpada numa fila de autocarro, é possuidor de muito pouco amor à vida!!

01 March, 2006 19:10  
Blogger Sinapse said...

Folha de Chá: ... é que 'aqui' não parecem ter consciência que estão a 'dar o golpe' - simplesmente parece que não apreendem o conceito de fila ...

Espumante: Inspirado e inspirador comentário!
E tens toda a razão (pensei um pouquinho mais no assunto, não no das filas e das peixeiradas nas filas, mas no da semântica, já que a isso me inspiraste), senão vejamos:
1) temos a famosa bicha solitária (ténia) (que, apesar de solitária, consegue fazer muitos estragos!) NINGUÉM diz fila solitária, não é?
2) temos o 'bichanar' (by the way, os brasileiros também driblaram esta palavra e como sinónimo usam o 'cochichar')
3) e tenho vaga ideia que os canalizadores/picheleiros também usam uma bicha no seu métier ...

... acho que terei de dedicar um post inteiro à palavra 'picheleiro' - para os bloguistas que não são do Norte ... :))

p.s. - e obrigada pelo elogio (desta vez era para o Postais de BXL!) ;)

Periférico: obrigada pela visita e por pacientemente teres esperado em ordeira fileira :)

01 March, 2006 20:50  
Blogger patchouly said...

Os picheleiros usam bichas sim. Aliás, todos usamos - a bicha é a "mangueira" que liga a torneira misturadora ao "telefone" do duche lá de casa. Quanto ao picheleiro, assim de repente penso que deve ter a ver com o piche dantes utilizado como vedante (especulação minha).
Existe ainda o verbo abichar: conseguir qualquer coisa vantajosa

01 March, 2006 22:42  
Blogger Sinapse said...

Patchouly: boa noite.
Olha, agora que confirmaste que afinal sim os picheleiros lidam com bichas e a bicha é o que eu pensava (uma borracha que veda, ou algo assim), estou fascinada ('ao retardador'): como é que eu sabia isso da bicha e do picheleiro?!
As coisas que uma pessoa sabe sem saber! :)

01 March, 2006 22:58  
Blogger Nelson Reprezas said...

então aqui vai mais...
-Bicha do contaquilómetros
-Bicha de rabiar (carnaval)
... para não falar de quando estamos com uma gripe tremenda e dizemos " que abanhei um choque nuba bicha de corrente..."
Mas the fact remains. Bicha move-se e fila está quieta.
:)

01 March, 2006 23:37  
Blogger Sinapse said...

Espumante: 'está quieta rola, disse a bicha para a fila' ...
(não liguem, é o sono ...)
Boa noite, até amanhã.

01 March, 2006 23:45  
Blogger K'os said...

tento evitar as filas ao máximo pois detesto sejam do que for

não sou muito de dar o golpe mas já o fiz, ...aííí

quando necessitam também deixo passar, se dou conta de um golpista a rir ou tentando mando-o para o lugar

tenho muita paci~encia, mas nas filas perco toda a paciência

02 March, 2006 00:25  
Blogger Sinapse said...

Um outro olhar: mudaste de imagem!...

02 March, 2006 01:02  
Blogger K'os said...

sim mudei

optei agora por esta
:)

02 March, 2006 22:25  
Blogger Cláudia said...

eu tenho por habito de respeitar as filas, excepto qual algum engraçadinho/a se mete à minha frente...aí passo logo para a peixeirada :)

02 March, 2006 22:31  
Blogger FPM said...

Uma fila é uma fila e ponto. Pior do que em Portugal parece-me que só em Nova Iorque, onde todos, literalmente todos, sabem exactamente o seu lugar na fila e resmungam inclusivé quando, por exemplo, o acompanhante de quem está na fila se aproxima. Assisti a um resmungo desses num supermercado, e eu, o acompanhante, nem sequer levava nenhum produto extra...
Só tenho pena que se tenha perdido aquele hábito, que tento manter, de deixar passar à frente doentes, terceira idade ou pessoas que serão rápidas. Essa convivência social e simpatia está a desaparecer. Se numa papelaria alguém vai apenas comprar tabaco e tem as moedas contadas, sabendo eu que vou pedir três jornais, cigarros e o totoloto porque não a deixar ir à frente? Se num banco tenho uma velhinha que mal se aguenta em pé, porque não há-de ir à frente?
Às vezes parece-me que andamos a adaptar os nossos métodos de condução, agressivos, à nossa maneira de estar em sociedade, já despidos das viaturas. E é assustador.
O melhor das filas é, para mim, quando alguém se tenta encaixar na fila. Há métodos absolutamente hilariantes... mas já me alonguei.
Aqui tb está um dia cinzento.

11 March, 2006 10:30  
Blogger Sinapse said...

ClaudiaM: ai, deixei-te aqui pendurada sem agradecer-te a visita ...
Sorry :)

Fil2: alonga-te à vontade, a caixa dos comentários não tem limite de espaço!! :))

13 March, 2006 22:43  
Anonymous Anonymous said...

eh pá, tanta gente a fazer-me de lorpa.

26 March, 2006 00:49  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older