Thursday, February 23, 2006

No avião

Estou no avião. As lágrimas correm-me pela cara abaixo. Tenho vergonha do meu medo e das lágrimas que o denunciam, mas nem a vergonha me tolhe nestes momentos. É o avião, que abana e sacoleja ao ritmo da turbulência. Recorro a psicologias de bolso e escrevo umas 30 vezes, no meu bloco-de-notas, a auto-interpelação "vencer o medo", "vencer o medo", "vencer o medo" ... Mas não resulta. As lágrimas continuam a desaguar. Não consigo controlar ou vencer o medo, este medo irracional que me toma de assalto e contra o qual pouco posso.
É então que me lembro que tenho o blackberry e posso preparar um post para publicar na 5a-feira. Decido postar este medo, como quem o exorciza! E meu dito meu feito, limpo as lágrimas, assoo o nariz, e cá estou eu a escrever. Resultou, a turbulência parou passados 5 minutos. As if!!! OK, mas pelo menos vou entretida!
O meu trabalho obriga-me a viajar umas 2 vezes cada mês. O que quer dizer que faço uma média de 48 voos por ano, isto sem contar com possíveis escalas nem com as viagens relacionadas com férias! E, como ficou demonstrado pela bonita figura que fiz no voo de hoje, ainda tenho medo de voar, pavor, pânico ... boca seca, palmas suadas, e até lágrimas de vez em quando (raras vezes, felizmente)!
Já pensei fazer um daqueles cursos que algumas companhias aéreas providenciam. Mas, sinceramente, se fazer mais de 50 voos por ano não me curou, então acho que sou mesmo um caso perdido e não há curso que me valha.
E por agora é tudo. Estamos a descer e a hospedeira pede-me que desligue isto. Já tentei explicar-lhe que isto é gprs e estando off não interfere com os instrumentos de navegação. A verdade é que a descida é sempre um momento difícil, fazendo recrudescer o tal medo irracional, que se apodera de mim contra minha vontade, e eu queria ficar agarrada ao blackberry a escrever para exorcizar o medo. Mas não há jeito ... que desligue, que desligue, Madame, já iniciámos a descida!
Meus caros amigos da blogosfera, espero estar em BXL na 4a à noite para publicar este post!
Até breve

* adenda: cá estou, de regresso, sã e salva - posso continuar a postalar no Postais de BXL! :-)

10 Comments:

Blogger Carlota said...

Sinapsezinha, no próximo voo leva um bloco de notas e um lápis e poderás escrever o teu post até o trem de aterragem tocar no solo. Assim exorcizarás toda e qualquer angústia.
Quem diria que o blog seria uma boa terapia anti-fóbica? :)
Beijola

23 February, 2006 14:54  
Blogger Sinapse said...

Carlota: pois é, quem diria, quem diria?
A ideia do 'go back to basics' (papel&lápis) não resultaria tão bem para mim ... é que depois dá-me 'preguicite' de repassar tudo para computador. Eu gosto mais do copy/paste, eh eh eh! :))
Beijinho

23 February, 2006 15:18  
Blogger K'os said...

Ao ler no final tive de sorrir, explico: a tua capacidade de tentares superar o medo ao escreveres, boa iniciativa; depois porque das coisas que mais gosto é voar não digo mais senão ainda te assusto

bjs
:)
Nota: não ouviste porque não estava linkado, amanhã talvez

24 February, 2006 00:46  
Blogger Sinapse said...

Um outro olhar: não, não digas nada que possa assustar-me ainda mais :)
Tenho mais uns voos na 2a e 3a, só espero que não sejam turbulentos como foi o tal voo de Domingo passado (ao qual dediquei o post)!

24 February, 2006 01:46  
Blogger aqui-há-gato said...

Afinal as sinapses deixam-te ficar mal:))
Sáo uns marotos o nosso tico e teco:)
Para a próxima viagem dás-me a mão, vais ver que resulta:)

Beijo que sobe e que desce...)

24 February, 2006 12:55  
Blogger Teófilo M. said...

Felizmente, o transporte aéreo ainda é o meio mais seguro de deslocação que existe, por muitas notícias sensacionalistas que apareçam nos jornais, e já a gora, mais rápidas, embora o voar de agora já não tenha o brilho do tempo do jet-set, agora é mais jête-a-mais.

Saudações tripeiras

24 February, 2006 16:41  
Blogger Sinapse said...

Online: obrigada pela visita, e pelo bjo turbulento
;)

Teófilo: já tentei racionalizar ('Sinapse, se Sacadura Cabral e Gago Coutinho atravessaram o Atlântico, naquela época, tão precariamente!!!...') ...

Obrigada pela visita e pelo encorajamento :)

25 February, 2006 01:54  
Anonymous Anonymous said...

isto faz-me lembrar uma amiga que ao entrar num aviao da SAS com destino a estocolmo e ao ver que so iam uns 10 passageiros gritou em ingles: ai meu deus sao tao poucos. ao que a hospedeira replicou. Don't worry we are here for you. pois, eu procupo-me e com as batatas frias e cheias de maionese que eles nos apresentaram como iguaria nordica. isso e que me da pavor, nao os abanos do aviao. abana, mas nao cai.

28 February, 2006 21:02  
Blogger Sinapse said...

Cão Traste: hello! Por aqui?
Volte sempre! :))

28 February, 2006 22:12  
Anonymous Anonymous said...

Acredita que passo exactamente pelo mesmo. Sempre o mesmo "medo" dificil de explicar, de conter.
E tambem tenho de viajar várias vezes por ano.
Enfim...bons voos.

02 March, 2006 22:23  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older