Friday, February 24, 2006

Sinapses

O caro Espumante perguntou-me "porquê Sinapse?" :)
As sinapses, na minha interpretação redutora, pouco científica, são o meio de transporte do pensamento. Ora a mim o que se me apresenta difícil é conseguir cristalizar essas sinapses todas num formato escrito. Trocado por miúdos: sou preguiçosa a escrever, impacienta-me não conseguir acompanhar o ritmo das ditas sinapses, essas viagens a velocidades vertiginosas de neurónio para neurónio. O blog talvez seja a arena onde estou a tentar disciplinar (timidamente, vagarosamente) a escrita, para um dia poder talvez sinapsar no papel. Daí a escolha do nickname Sinapse para representar-me na blogosfera.
Deixo-vos então com algumas definições de sinapse ...
"região de contacto de dois neurónios ou células nervosas, através da qual passam os impulsos nervosos"
"the point at which a nervous impulse passes from one neuron to another"
"at chemical synapses, impulses are transmitted across microscopic spaces via chemical substances called neurotransmitters. In electric synapses, direct communication between nerve cells whose membranes are fused is possible because ions flow between the cells through channels. Electric synapses are found mainly in invertebrates and lower vertebrates; they transmit messages faster than chemical synapses. Chemical transmission seems to have evolved in large, complex vertebrate nervous systems, in which multiple messages must be transmitted over long distances."
... e termino com uma pergunta: quem já experimentou a sensação de déjà-vu e quem sabe de que forma isso está relacionado com as sinapses?

3 Comments:

Blogger RAF said...

Como é que tens medo de voar?????? Não econtrei os tais bombons acabadados em «ini»; trouxe Godiva;)

Vou linkar para o Blue Lounge:)

Bjs,
RAF, antes Natália

25 February, 2006 00:21  
Blogger Sinapse said...

RAF (antes Natália): os chocolates terminados em "ini" estão aqui:
http://www.marcolinichocolatier.com/

eh, eh, eh, agora ficas a 'salivar' :))

25 February, 2006 00:46  
Anonymous Anonymous said...

Ui, porque é que fui ver os posts e sinapsei para os pierremarcolini??? Quem já está com um nó no cérebro e outro na barriga sou eu!!

01 March, 2006 19:14  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older