Tuesday, May 18, 2010

weekend - take 2

O que me levou à 20th Street/6th Avenue, foi a vontade de explorar o Limelight Marketplace. Esta galeria comercial e mercado gourmet ocupa um espaço com muitas histórias para contar. Começou por ser uma Igreja. A Igreja Episcopal da Sagrada Comunhão, edificada em 1844. A Igreja foi desconsagrada mas o edifício nunca foi modificado. Lá segue, sem o beneplácito da Igreja mas com forma de igreja. Em 1983, o empresário Peter Gatien (que depois ganhou a alcunha de "King of New York Clubs") fez algumas obras no interior da igreja e abriu um nightclub. A discoteca Limelight. A discoteca sobreviveu a um par de décadas e várias rusgas policiais e eventualmente fechou no final dos anos 90s. Em 2003, re-abriu com outro nome. Avalon. Mas fechou definitivamente em 2007. O espaço reabriu agora como galeria comercial e mercado gourmet. E vale a pena ir visitar. Uma catedral do consumo, com vitrais e tudo.
Quando estávamos na loja
MarieBelle, no segundo andar, um sujeito disse qualquer coisa na minha direcção. Não percebi nada e nem estava interessada em conversar com o tal sujeito, ave rara com ar de quem perdeu a noção das décadas, para sempre parado no início dos anos 90s quando o techno começou a dominar a cena nocturna. Enfim, lá tentei perceber se estava realmente a dirigir-se a mim e que raio me dizia. This was the DJ booth! repetiu ele. Aaaaaah! estávamos precisamente no spot onde ficava o DJ, elevado como se estivesse num púlpito, a dominar a pista da discoteca, catedral de techno e drogas duras, com vitrais e tudo. O sujeito estava fascinado com a transformação do espaço. Fechava os olhos e era como se tele-transportasse para a discoteca Limelight. Eu cá nunca dancei na Limelight, mas adorei o marketplace e recomendo uma visita ao DJ booth ... quer dizer, à maravilhosa loja de chocolates MarieBelle!
Entretanto, mais volta menos volta pelas lojas ... estávamos esfaimados, já passava da hora de almoço, onde vamos, onde não vamos?
(to be continued)

Labels:

2 Comments:

Blogger lucia said...

Curiosidade em conhecer essa transformação. Essa era aquela discoteca que aparecia em filmes, não era?
Bjs

18 May, 2010 23:23  
Blogger Sinapse said...

Li que sim, que o filme Party Monster mostrava a discoteca. Nunca vi o filme ...

19 May, 2010 01:41  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older