Thursday, May 01, 2008

I know it's only rock'n roll but I like it

Li mal, achei que a exposição "Rockers" tinha inaugurado no dia 4 de Abril. Convenci a DMNY a acompanhar-me à galeria - a Bowery NYC Gallery - no dia 17 de Abril, para ver aquela exposição. Um bom programa para um Domingo de manhã, a que se seguiria brunch no CARACAS Arepa Bar.
Enquanto esperava pela DMNY, reparei num letreiro na porta da galeria a informar que estavam fechados nesse Domingo. Resolvi ignorar o letreiro e quando a DMNY chegou dirigimo-nos decididas para a porta. Abriram-nos a porta para nos explicarem que estavam fechados. Perante o nosso desalento (mais meu que da DMNY, que eu é que sou dada ao rock e à evolução do rock entre os 60s e os 80s), acabaram por convidar-nos a ver a exposição que estavam prestes a desmontar. Acenderam as luzes e deixaram-nos à-vontade. Eram colagens multimédia de artistas em concerto - reconhecemos o Andy Warhol, os Sex Pistols, os Clash, Mick Jagger. Mas não era a exposição que eu queria ver. Foi então que compreendemos que a exposição que eu queria ver inaugurava no dia 24 de Abril. E nesse Domingo estavam fechados porque iam desmontar a exposição anterior e preparar a seguinte para inauguração no dia 24 de Abril. Aaaaaaaah!!
Apresentaram-nos o artista - Steve Joester. Fascinou-me estar na presença de alguém que viveu intensamente a época do punk rock e o advento do alternative rock/indie.
E fascina-me saber que esta galeria ocupa as antigas instalações do clube CBGB.
O CBGB (Country, Blue Grass, and Blues) era um clube de música no nr 315 da Bowery, fundado por Hilly Kristal em 1973. Hilly pretendia que o clube fosse palco para bandas de country, blue grass e blues, mas as voltas do destino acabaram por fazer do CBGB o berço do movimento punk nos EUA. Os Ramones, os Television, Patti Smith, Mink Deville, The Dead Boys, The Dictators, The Fleshtones, Richard Hell & The Voidoids, Blondie, Talking Heads, foram algumas das bandas que cresceram no CBGB. O CBGB foi acompanhando a evolução de punk rock para hard core punk e outros movimentos. Serviu sempre de fórum e plataforma para novas bandas - mas também recebeu bandas já estabelecidas, tornando-se um pouso obrigatório para os músicos que vinham actuar a NY. É infindável a lista das bandas que tocaram no CBGB - ver aqui.
O clube fechou em 2006. Muitos temeram que abrisse no seu lugar uma loja de conveniência ou que ali nascesse um condomínio. Mas afinal estava reservado um bom sucessor para aquele espaço emblemático! No dia 27 de Março de 2008, no local antes ocupado pela galeria do CBGB, abriu a Bowery NYC Gallery - a mais recente ramificação da Morrison Hotel Gallery. Eu lá voltarei, logo que possa, para ver a exposição que inaugurou no dia 24 de Abril: "Rockers", de Bob Gruen.
Depois da visita privada e de conhecer o artista, seguiu-se brunch no CARACAS Arepa Bar - um cheirinho a Venezuela na East Village.
Very NY!

Labels: ,

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Cool!

01 May, 2008 17:55  
Blogger DMNY said...

eu tenho la culpa de ainda não ser pessoa na altura da rockalhada! ;)

02 May, 2008 01:28  
Blogger rafaela said...

Foste acorrentada =)

05 May, 2008 12:29  
Blogger 125_azul said...

É só festa! Dá assim a modos que um bocadinho de inveja, mas para nós é tempo de queima das fitas, caracóis e quase, quase Santos Populares. PRONTOSSSS, cada um dá o que pode...

08 May, 2008 12:48  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older