Wednesday, April 30, 2008

TriBeCa, o Festival de Cinema e outras histórias

A situação de TriBeCa - desde Canal Street até Chambers, entre o rio Hudson e a Broadway - confere-lhe um formato triangular. O nome deste bairro nova-iorquino traduz essa situação - Triangle Below Canal Street.
O Festival de Cinema de TriBeCa foi fundado em 2001, depois do 11 de Setembro, por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, com o objectivo de re-dinamizar a zona de TriBeCa - de Lower Manhattan em geral - e animar os nova-iorquinos através da celebração de NY como importante centro de cinema, música e cultura.
Robert De Niro chegou ao ponto de afirmar "I am TriBeCa", tal tem sido o seu envolvimento na dinamização deste bairro!
Está a decorrer a 8ª edição do Festival de Cinema de TriBeCa, de 23 de Abril a 4 de Maio. Apesar de atraída por tais eventos, a verdade é que pouco tenho aproveitado este Festival de Cinema. Falta-me tempo para me dedicar a sério à descoberta cinematográfica que um Festival de Cinema promove. Não sou colunável nem jornalista, pelo que não sou convidada para as galas e festas que também fazem parte do Festival de Cinema. Assim, não participo deste evento tão nova-iorquino. Comprei apenas 1 bilhete, para um filme que gostaria de contar na minha bagagem: C'era una volta il West com Henry Fonda e Claudia Cardinale. Amanhã, na sala de projecções do MoMa.
Apesar do Festival de Cinema me passar um pouco ao lado, pelas razões atrás referidas, quis a sorte que ontem me encontrasse no centro dos acontecimentos!! Resmas de fotógrafos, limusines a chegar, táxis a descarregar colunáveis e artistas, flashes e mais flashes, entrevistas! Deixo-vos aqui a galeria de fotografias de todas as maiores e menores celebrities que estiveram no evento patrocinado pela Chanel. Muitas fotografias aqui e aqui e aqui também. Eu cheguei antes da Christy Turlington. Toda de preto, sobretudo vermelho. Eu, não a Christy Turlington.

Pois, está bem, eu explico ... Fui jantar ao novo restaurante do Robert De Niro - o
AGO, no Greenwich Hotel. Quando cheguei, deparei-me com o tapete vermelho, as resmas de fotógrafos encavalitados em banquetas, uma atmosfera carregada de antecipação ... buzzing!
A F. e a família (a irmã, o cunhado e as sobrinhas da F., que estavam de visita) ainda não tinham chegado, pelo que em vez de ir para o restaurante fui para o lobby do Hotel esperar. Foi assim que pisei o tapete vermelho, dirigindo-me para a entrada do Hotel. Ninguém disparou ... mas juro que detectei um ou outro olhar de dúvida ou hesitação! ... por fracções de segundo, claro!
Estava longe de imaginar que o evento era um jantar de gala que decorreria precisamente no AGO. A nós deram-nos uma mesa à janela. Estávamos pois estrategicamente posicionados para ver as celebrities a chegar! Não víamos o tapete vermelho, só conseguíamos perceber as luzes dos flashes - e aquilo é que foi flashar!! Reconhecemos algumas das celebrities mas entre uma garfada de cannelloni ou de risotto também deixámos escapar umas quantas!
No final, convencemos as sobrinhas da F. a pedir um autógrafo ao Liam Neeson. A F. foi com elas - mas o jantar decorria numa sala privada e não as deixaram entrar, claro! A F. e as miúdas voltaram para trás. Passados uns minutos, apareceu na nossa mesa uma das PRs do evento para levar as crianças até à sala para o Liam Neeson lhes dar o autógrafo. Uns queridos! O gesto ficou registado. Tenho a certeza que as crianças não apreenderam o inédito da situação, apesar de contagiadas pela excitação geral!
Foi mais um momento fantasticamente nova-iorquino!

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olé! Viva o luxo. EHehehe.

30 April, 2008 01:32  
Blogger rafaela said...

Sortuda, adorei, fosse comigo e ias ver os pulinhos de felicidade =)

30 April, 2008 13:19  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older