Wednesday, October 17, 2007

Destino que nos amarra

Sexta-feira. Do escritório directa para o Carnegie Hall. Mariza. Fado. Enquanto aguardamos o início do espectáculo, atento no burburinho dos que chegam, nas conversas curtas sem continuação, na sala que se vai enchendo. E sinto a minha alma portuguesa apertada por uma comoção que não tem medida nem explicação. Comove-me o fado que corre nas veias de todos estes que esta noite confluíram de Newark, de Brooklyn, de Queens, de Manhattan, enchendo as fileiras e os camarotes, numa autêntica congregação lusitana. Até eu que nem sou apreciadora, ainda para mais deste fado-fusion que a Mariza canta, eu que praticamente só gosto de Amália. Mas quando o fado cresce na voz de Mariza, e se prolonga até o fôlego faltar, e se ouve um ah fadista não reprimido, e a invectiva ecoa na acústica mais-que-perfeita do Carnegie Hall e nas almas portuguesas dos que aí confluíram, então sente-se a emoção perpassar a sala, pelas filas de cadeiras, nos camarotes repletos, e entende-se que gostando ou não de fado, somos todos convergentemente portugueses. No coração, na alma, no fado.

Labels: , ,

16 Comments:

Blogger Pitucha said...

É isso mesmo, Sinapse, é isso mesmo! Dia 11 de NOvembro ela estará cá, no Bozar, e eu estarei lá, com essa emoção que descreves.
Beijos

17 October, 2007 09:14  
Blogger Carlota said...

A mim irrita-me um bocado estas coisas que me fazem ficar sentimentalona!
A ti, fica-te bem, Sinapse.
:)

17 October, 2007 12:19  
Blogger Skyman said...

Como eu gosto de ouvir alguém sentir esse espírito Português. Sentir aquele orgulho que nos fez e faz ir para a frente.
Incoerentemente esse é um sentimento mais sentido fora, do que própriamente por cá.

17 October, 2007 13:49  
Blogger Nelson Reprezas said...

Foi animado por esse espírito que referes, que acabei um dia, num passado recente, a cantar desgarrada com uma tal de Natércia Barreto, já entradota, num convívio giro no Hotel Polana, em Maputo. A Natércia, aquela que cantava "Os meus óculos de sol", disco que a mim, fã de Elvis e de outras erudições, me pareceu risível na altura. Mas o destino, o tal fado haveria de me pôr a beber uns copos com a Natércia e mais um grupo de amigos e a cantar desgarrada. São as malhas que o Império tece...

Beijinhos fadistas
:)

18 October, 2007 12:28  
Blogger MJ said...

Só um bocadinho de inveja, eu vou ter, mais uma vez, o prazer de tocar com ela no próximo dia 8 no Pavilhão Atlântico. E a verdade é que lá ou aqui, a tocar ou a assistir, é um quente no coração ouvi-la!

18 October, 2007 13:34  
Blogger RAF said...

Ah poeta:)!

18 October, 2007 15:15  
Blogger rafaela said...

Tão bonito =)

19 October, 2007 13:06  
Blogger miguel said...

AH BLOGUISTA!!!!

19 October, 2007 23:16  
Blogger Sinapse said...

E tu vais vê-la outra vez, Pitucha!

Eu confesso que (acho que) não repetiria ... mas é porque não sou verdadeiramente apreciadora de fado ... A Mariza é muito boa, que é! ... mas o fado dela é fusion, é progressista ... e eu não gosto suficientemente de fado para apreciar a evolução ... aferro-me ao fado da Amália, porque o descobri e o enchi de simbolismos e imagens a preto&branco ...

... mas apesar disso tudo, houve realmente emoção! Uma emoção que veio do fado e veio também do facto de estar fora de Portugal e daquele sentimento de pátria que é exacerbado pela distância e pelo 'desterramento' ...

... Carlota, mas eu sou mesmo uma sentimentalona, por baixo desta capa de durona ... aperta-se a alma, faz-se-me um nozinho na garganta ...

Beijinhos, pr'as duas de Bruxelas! E até breve!! :))
Sinapse

20 October, 2007 01:44  
Blogger Sinapse said...

É isso tudo, Skyman!

20 October, 2007 01:45  
Blogger Sinapse said...

ai Espumante, que me envergonho de não saber quem é a Natércia Barreto ...

Beijinhos, ignorantes e corados ...
Sinapse

20 October, 2007 01:46  
Blogger Sinapse said...

ó MJ!! :)) isso é fantástico!!! mas que oportunidade!
Depois conta, por favor!
Beijinhos, "break a leg"! ;)
Sinapse

20 October, 2007 01:49  
Blogger Sinapse said...

RAF, sw5, adorei os vosso comentários! ... em sintonia, hein?
... e arrancaram-me dois sorrisos! :))
Beijinhos!
Sinapse


'brigada, Rafaela!
... e vai aparecendo! :))
Beijinhos!
Sinapse

20 October, 2007 01:54  
Blogger guimaraescp said...

Bem te tentei encontrar...

O espectaculo foi lindo, nao foi? O meu coracao estava bem apertadinho...
Queremos mais!

24 October, 2007 06:46  
Blogger JC said...

Adorei esta descrição!

25 October, 2007 10:39  
Blogger admin said...

Olá,

Queres saber como encontrei o teu blog? Esta segunda-feira fui levar uma grande amiga ao aeroporto, e quem lá estava, no outro balcão, ao nosso lado? A Mariza. Sim, a MARIZA!

Hoje quando decidi pesquizar no google onde é que ela esteve, encontrei o teu blog.

Ainda bem, porque talvez o ano que vem possa festejar o S. João em Central Park... ?

: )

Isabela
isa6ella (at) earthlink (dot) net

31 October, 2007 16:56  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older