Wednesday, November 01, 2006

as forças de bloqueio

estou aqui a olhar para o ecrã como quem olha para uma folha de papel em branco

enquanto isso, ocorre-me a vã reflexão sobre se será mais fácil um bloqueio em frente ao ecrã ou perante a folha de papel em branco

no papel, rascunha-se com a esferográfica, risca-se por cima do que se escreveu, fica-se sem espaço para acrescentar palavras onde elas fazem falta, depois de já ter riscado meia frase, sem recurso, é mais díficil rodar ideias e experimentar palavras, what a mess!

em frente ao ecrã, podemos multiplicar as tentativas, deixar textos meio-escritos e abrir um novo documento em vez de amassar a folha de papel em bola amarrotada e atirá-la para o chão ou para o caixote do lixo, podemos fazer copy/paste, aproveitar palavras de um documento para outro, apagar finalmente o que decidimos que não interessa mesmo

de qualquer modo, enfrentando o papel ou em frente ao ecrã, o bloqueio é o mesmo

e é por isso que este blog está neste triste estado

23 Comments:

Blogger intruso said...

o bloqueio tem uma característica importante... é passageiro (normalmente seguido de fase criativa/produtiva...)

;)
fica bem

01 November, 2006 01:41  
Blogger Nelson Reprezas said...

O melhor "desbloqueio" é mesmo o que fizeste, leia-se atirares-te ao teclado e dizeres que estás bloqueada. Se reparares bem fizeste um post de razoável (aceitável) extensão e qualidade para figurar no teu "Postais". Experimenta continuar a fazer o que fizeste hoje, escrever que não tens nada para escrever. De resto, não é o que todos mais ou menos fazemos todos os dias? Dizer o que nao sabemos se queremos dizer, ouvir o que não nos apetece, ler uma estucha qualquer como esta que te estou aqui a escrever, dentar dormir sem sono, comer sem vontade ou não comer, mesmo estando cheios de fome mas temos um irritante pneu a aparecer, enfim, é a perversão da contrariedade, é a flexibilização de nós próprios a uma vida que nem sempre nos apetece mas que é a que temos.
E olha, verdadeiramente nem sei bem o que escrvei lá para trás, mas espero que o que quer que tenha sido te ajude a desbloquear e voltes a produzir aqueles posts assim ao estilo de quem se levantou agora do sofá e vai esvrevendo como quem masca pastilha elástica. Não abuses é das fotos sobre a leal e invicta patatipatatá, pois arriscas-te a segmentares a tua audiência entre mouros e morcões e tu não queres isso. Ou, pelo menos, não mereces! :))
Olha já disse disparates que cheguem. Talvez por ser dia de finados e eu me sentir vivo. Tão vivo que nem sei se vou andar de bicicleta. Falta-me a vontade "vital" para o fazer e sobra-me a preguiça "mortal" para me esparramar o resto da manhã, perdendo-me em leituras e DVD's.
Logo se vê.
E desbloqueia-te. Vai por mim...
:)
Beijinhos vitais

01 November, 2006 11:50  
Blogger Sinapse said...

Esperemos que sim, Intruso, esperemos que sim ...
Obrigada, beijinho,
Sinapse

01 November, 2006 13:18  
Blogger Sinapse said...

Caríssimo Espumante, não há bloqueio que resista a um comentário assim! :))
...
Espero que o teu dia feriado se apresente cinzento como gostas, e os termómetros marquem um friozinho que te revitalize!! ;)
Por cá, está sol, mas arrefeceu ... eu trabalho ... gostava de ficar em casa a ver DVDs, especialmente se já tivesse a série 3 do Lost!

Beijinhos, de saída para almoço,
Sinapse

... ah, quase me esquecia ... então não gostaste da bela fotografia da Ribeira do Porto?! ...

01 November, 2006 13:18  
Blogger Pitucha said...

Com tanto para dizer, ficar uma pessoa bloqueada é aborrecido! Sobretudo quando, em gozo de feriado, saltito (é um facto, por causa do pé torcido), de canto em canto para tentar meter tantas tarefas em tão poucas horas. Quem me mandou a mim ler um livro de 900 páginas? Fabuloso, por sinal, fabuloso.
E agora, mi vou, que ainda há voltas a dar aqui por casa antes de abancar no cinema e de acabar o dia em festa de haloween (porque as há, as bruxas!).
Beijos feiticeiros

01 November, 2006 14:54  
Blogger Luzinha said...

Sin, bloqueda ou não escreveste um texto (e bonito por sinal), isso é o que interessa!

Todos temos bloqueios, mas eu mesmo bloqueada não escreveria assim...

Posso só fazer uma correcção? :$
Hoje é o dia de todos os Santos, o dia dos finados é só amanhã...

01 November, 2006 15:14  
Blogger Nelson Reprezas said...

Não sou muito bom nestas coisas de feriados, mas agradeço à Luzinha ter-me feito luz na confusão que fiz entre finados e santos. Se bem que todos os santos estão finados. Mas... sim, nem todos os finados são santos.
:)

02 November, 2006 09:51  
Anonymous Anonymous said...

já viste a chatice que era se tivesses inspiraçoes maravilhosas todos os dias?!? que chatice!!! um blog nao é uma obrigaçao, é para escrever sempre que nos apeteça (mesmo que seja com saudosismos imbictos!!!)
um beijinho

03 November, 2006 01:01  
Blogger inBluesY said...

saudades do papel, sim por vezes de abrir a caixa e encontrar uma carta, sem ser para pagar.

saudades por isso aqui tou hoje :)

03 November, 2006 02:14  
Blogger Unknown said...

Este tema do bloqueio e dos blogs parados está a tornar-se recorrente, e até já ameaça tranformar-se numa epidemia :(
Anima sin', que sabes!
;)

03 November, 2006 12:08  
Blogger anamoris said...

Hoje até te correu bem, o post está muito engraçado.
Beijos

03 November, 2006 13:10  
Blogger Periférico said...

Acho que desbloqueaste!!! ;-)

Eu ainda acho que é mais fácil bloquear frente ao ecrãn do que frente à folha de papel, na folha de papel os rabiscos por vezes ajudam a desbloquear as ideias... ;-)

Beijos

P.S. Apesar de estares de partida, acho que ainda nos vamos cruzar em Bruxelas...

03 November, 2006 17:49  
Blogger Xixao said...

Não! Não! Não! Protesto. Este blogue não está em triste estado!

03 November, 2006 22:46  
Blogger TR said...

está nada. Está óptimo!! Gostei do post!

03 November, 2006 22:51  
Blogger Sinapse said...

Laura Lara, espero que o almocinho tenha desbloqueado essas dúvidas ... bom fim--de-semana!
:))
Sinapse


Já acabaste de ler o livro, Pitucha? Qual era? Vamos ter direito a postNo Cinzento de Bruxelas sobre esse livro fabuloso de 900 páginas? E que tal a festa das bruxas? Tens o fim-de-semana para recuperar do feriado! ehehehehe!
Beijinhos,
Sinapse


Querida Luzinha, vejo que tu e o Espumante já se entenderam!
Beijinhos, bom fim-de-semana!
Sinapse


Bom dia, Miss Sprig!!
A minha Mãe está cá em BXL, durante 1 semana, pelo que o blog fica relegado para quarto ou quinto plano - com ou sem inspiração!...
Então e Londres? Já descobriste umas torradas, para acalmar o saudosismo? ;)
Beijinhos,
have a good weekend!
Sinapse


InbluesY! Há quanto tempo!... Tudo bem? Tudo blue? :))
Beijinhos, até breve,
Sinapse


Epidemia, Traz'?!? Vou já passar no NSPM, para ver se foram contaminados ...
Até já!
Sinapse


Obrigada, anamoris! ... muito simpática! :))
Sinapse

04 November, 2006 13:28  
Blogger Sinapse said...

Periférico! Já cá estás? Temos então de organizar um encontro e nomear-te membro do Gang de Bruxelas!
Até breve!
Sinapse


MCM, com comentadores assim ... realmente, não há tristezas! :))
Beijinhos, bom fim-de-semana!
Sinapse


Obrigada, TR! Tenho de esperar que passe esta fase de trabalho e cansaço, para poder voltar a postar como antes! Entretanto ... obrigada pelas visitas!
:))
Sinapse

04 November, 2006 18:19  
Blogger TR said...

Olha lá, faz "restart"!

05 November, 2006 22:06  
Blogger K'os said...

papel era mais de "riscar" do que de escrever

está numa fase mais "parada" de vez enquando existe essa necessidade

:)

06 November, 2006 22:42  
Anonymous Anonymous said...

torradas ainda nao, mas fui comer um optimo bolo de arroz à pastelaria lisboa no sabado passado! :D
tenho mesmo é de acalmar com os delirios gastronomicos, que este frio da-me para comer muito mais do que é o normal e nao me quero transformar numa miss lontra em vez de miss spring!
bj

07 November, 2006 02:32  
Blogger Pitucha said...

A força que estas forças têm! E não é que bloquearam mesmo?!
;-)
Beijos

08 November, 2006 14:09  
Anonymous Anonymous said...

ai que eu hoje até vim cá a medo e o bloqueio continua!! Bolas és mais determinada que os sindicatos franceses quando decidem de entrar em greve!!
Entao!?!
Cá para mim é o frio de bruxelas, outra visitinha à invicta e a coisa muda! :)
bj

09 November, 2006 11:47  
Blogger intruso said...

ainda bloqueada
???
hummm.....

bjs

10 November, 2006 02:09  
Blogger Sinapse said...

TR, Um outro olhar, Miss Spring, Pitucha, Intruso, obrigada pela vossa insistência, pela vossa simpática persistência! :)))

... isto já não é uma questão de bloqueio, isto é realmente falta de tempo ... estou sem tempo! ...

... melhores dias virão, o Postais de BXL renascerá das cinzas ...
... eheheheheheh! :)

Beijinhos,
até breve!
Sinapse

12 November, 2006 14:47  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older