Saturday, August 26, 2006

5 mn

Há pessoas assim ... sempre atrasadas!

E eu - logo eu, que sou geralmente pontual - havia de ter não um mas vários amigos assim ... dos que chegam invariavelmente atrasados a qualquer compromisso ou combinação que se tenha feito com eles.

Se eu somasse todas as meias-horas que já esperei por amigos atrasados, dava para umas férias de 10 dias bem longe daqui.

Com o tempo, acabei por desenvolver uma teoria sobre os atrasos - esses atrasos são claramente sintomáticos do síndrome dos 5 minutos.

Há pessoas razoavelmente realistas com relação ao tempo, têm noção de quanto demoram certas rotinas, certos percursos ... E quando não estão familiarizadas com as situações, preferem ser conservadoras e dar uma margem de segurança ... sair mais cedo de casa, ou combinar outra hora de encontro ... gente chata, não é?
Aliás, essas pessoas tentam sempre calcular uma pequena margem de segurança para os imprevistos mais previsíveis (o espelho que as fará perder mais 10 minutos do que o previsto, o trânsito, os semáforos, ...). Podem até chegar 5 ou mesmo 15 minutos atrasadas - desculpam-se com aquela proverbial dos 15 minutos de tolerância académica, apesar de já não sermos estudantes - e, mesmo assim, ainda ficam à espera dos outros!

E depois há pessoas que realmente acreditam que conseguem fazer caber tudo em 5 minutos de tempo. 5 minutinhos. 5 minutos que equivalem a 20 minutos, a meia-hora, ou a mais ainda, dependendo das pessoas em causa serem menos ou mais time challenged... que as há, umas mais atrasadas que outras!

Estou na fila, para pagar. Daqui a 5 minutos estou em casa.
Insistem ... 5 minutos!!
Rio-me e rendo-me à espera. Já se sabe que 5 minutos não vão chegar-lhes para pagar, encontrar o carro no parque de estacionamento, desmontar o carrinho do bebé, fazer caber as compras e o carrinho na mala do carro, acomodar o bebé na cadeirinha, apanhar uns quantos sinais vermelhos pelo caminho ...

Prevejo que uns 20 minutos sejam um cálculo mais aproximado da realidade. E enquanto espero ... escrevo este post!

Labels:

10 Comments:

Blogger Lourenço Viana said...

É triste...
Eu acho triste...
"Estou a entrar em Lisboa!"
Desde quando é que Aveiras é Lisboa?!

26 August, 2006 23:59  
Blogger Pitucha said...

Como te compreendo! Então eu que detesto esperar... Com certas pessoas levo um livro e recuso-me a ir ao cinema. Entrar atrasada no cinema não!
Beijos

27 August, 2006 00:48  
Blogger Carlota said...

I've been there, minha linda.
Tenho uma azia a essas esperas!...
Eu, que tento sempre antecipar tudo o que pode atrasar-me, tenho ataques de asma cada vez que me fazem esperar. E se então for para almoçar ou jantar...
Beijola.

P.S. - Ainda bem que tens um blog. Ao menos, tens com que te entreter enquanto esperas. :)

27 August, 2006 02:37  
Blogger Nelson Reprezas said...

Oi, estou aqui a acabar uma coisa e já venho comentar. Daqui a cinco minutos. Mas é mesmo daqui a cinco minutos... não falha, é mesmo cinco minutos.
Beijinhos em espera

27 August, 2006 16:05  
Blogger intruso said...

eheh... tens toda a razão :)

e quem espera desespera!

irrita-me solenemente esse desfazamento que algumas pessoas têm em relação ao tempo... ao tempo que os minutos duram ou demoram...

(mas tb confesso que algumas vezes chego atrasado... ando sempre nos limites, por isso tanto me acontece chegar 10 ou 5 minutos antes da hora marcada, como 10 ou 5 minutos depois... mas juro que quando acontece são só mesmo 5 minutos..... eheheh)

;)
boa semana!

28 August, 2006 02:12  
Blogger Sinapse said...

ehehehehehe, desculpem o atraso nas respostas aos vossos elucidativos comentários!

O fim-de-semana foi movimentado, e não deu para passar muito tempo na blogosfera.

Entretanto, terão de esperar pacientemente pelo próximo post!

;))

Beijos,
Sinapse

28 August, 2006 11:07  
Blogger princesa said...

eu confesso... ultimamente tb não tenho sido lá muito pontual...mas só quando estou acompanhada dos meus filhotes...

pois ainda não consigo calcular os imprevistos deles....

;-)

28 August, 2006 12:12  
Blogger K'os said...

ia lendo e pensava já vi algo parecido


gosto de ser pontual nas raras excepções em que me atraso tento avisar sempre que possível

:)

28 August, 2006 20:20  
Blogger RAF said...

Eu sofro do síndrome dos cinco minutos, embora seja pontual nos meus compromissos profissionais.

Uma vez, em Bruxelas, numa iniciativa dum banco daí, cheguei com uma hora de antecedência (troquei-me todo). Só lá estavam microfones, mesinhas todas alinhadinhas (e uma boa cesta com chocolates). Entretanto, fui caçado: meia-hora a ser bombardeado por uma senhora belga de meia-idade, pelos vistos da organização, que poderia ter sido, nos idos anos 30 e 40, amiga do Grass, militante das SS. É por estas e por outras que algumas pessoas - como a Rita - optaram por chegar atrasadas. 5 minutos bastam;)

Bjs,
RAF

29 August, 2006 13:48  
Blogger Sinapse said...

LOL, RAF!

;D

01 September, 2006 00:24  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older