Saturday, June 19, 2010

Saramago

O Evangelho Segundo Jesus Cristo. De José Saramago, foi o primeiro livro que li. Devorei. Corria o ano de 1991. Ou já seria 1992, não posso precisar. Comecei por entusiasmar-me com a polémica que o livro tinha suscitado. Normal, eu tinha 18 ou 19 anos. E depois adorei o estilo, aquela escassez de pontuação, as palavras que se encadeavam em longas frases, páginas seguidas sem um ponto final. Fascinavam-me os labirintos que o Saramago compunha com as frases. Um prazer, de sabor matemático, não perder o fio à meada por entre as vírgulas. E a riqueza do português, sublime, a mestria com que Saramago dominava as palavras, a intrincada oralidade assim escrita. Quando terminei O Evangelho Segundo Jesus Cristo, estava rendida. Durante uns dias, por ter lido intensamente, avidamente, por ter devorado o livro, os meus pensamentos formulavam-se naquele estilo sem pontuação, na mesma entoação com que Saramago escrevia. Depois, procurei outros livros de Saramago. O Ano da Morte de Ricardo Reis, História do Cerco de Lisboa, Memorial do Convento, A Jangada de Pedra. Mais tarde, houve um livro em que emperrei. Não me lembro qual. Terá sido o Levantado do Chão? Um dos primeiros livros de Saramago, que deixei para o fim. Não, não pode ser. Terá sido A Caverna? Tanto emperrei, que nem me lembro que livro foi esse que não me conquistou. E por causa disso, não li nada de Saramago publicado depois de 1991. Faltam-me, entre outros, Ensaio Sobre a Cegueira, Todos os Nomes, A Caverna, Ensaio Sobre a Lucidez, As Intermitências da Morte, A Viagem do Elefante, Caim. Recomendem, na caixa de comentários, por qual iniciar a minha redescoberta de Saramago. Sim?

12 Comments:

Blogger Patti said...

A crítica diz que a Viagem do Elefante, é dos melhores dele dos últimos 10 anos.

Lê por exemplo, aqui.

19 June, 2010 10:21  
Blogger Sinapse said...

Obrigada, Patti! Gostei do que li e e' por esse livro mesmo que vou retomar Jose Saramago.

19 June, 2010 16:16  
Blogger guimaraescp said...

"Ensaio sobre a cegueira" sem duvida! O meu favorito :-) Li o "Viagem do Elefante" e, apesar de ser bonito e de ter sido escrito quando ele regressou do hospital, nao o acho tao magico ou original.

Li varios livros dele e tal como tu adoro o estilo e as historias. Confesso que tenho de regressar ao "Memorial do Convento". Foi o unico que desisti a meio (dizem-me que o deixei quando ia comecar a ser interessante). Fica aqui a minha promessa de o ler de novo. Viva Saramago!

19 June, 2010 20:33  
Blogger Sinapse said...

O Memorial do Convento e' ... repito-me, mas ... e' sublime!

19 June, 2010 23:34  
Blogger Filipa said...

Para além do Memorial do Convento e do Evangelho Segundo Jesus Cristo, li também Todos os Nomes, mais um livro fantástico. A escrita até pode ser complicada, mas a forma como José Saramago apresenta as histórias é magnífica!

20 June, 2010 00:44  
Blogger Ss said...

Ensaio sobre a cegueira.
Todos os nomes.
O homem duplicado.
Qualquer um : sublime!

20 June, 2010 18:40  
Blogger António Conceição said...

Quanto tempo pensa o meu amigo que vai viver?
Se já leu o Memorial do Convento e o ano da morte de Ricardo Reis, já leu tudo. Passe para outros escritores cuja perda é mais grave. Ou julga que a vida é suficientemente longa para lermos todas as obras importantes da literatura universal e ainda nos sobrar tempo para as escritas menores?

21 June, 2010 00:51  
Blogger Lebasi said...

As intermitências da morte é muito muito bonito :) E um dos "mais leves" dele. Ideal para recomeçar.
Beijinho

21 June, 2010 16:16  
Blogger Leonor said...

As Intermitências da Morte ou A Viagem do Elefante, mas gosto mais do primeiro.

21 June, 2010 23:33  
Blogger flr said...

O último que li do Saramago foi "Caim". É muito leve, muito fácil de ler e de uma ironia muito divertida. Recomendo e até o tenho cá em casa, Cláudia ;)

22 June, 2010 03:48  
Blogger flr said...

bay the way, sou a Flora :)

22 June, 2010 03:49  
Blogger flr said...

by... jesus, que distraída...

22 June, 2010 03:49  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older