Wednesday, February 03, 2010

big brother is watching you

Quem lê este blog desde os seus primórdios, estará farto de saber que não sou nada dada a jornais nem telejornais e que as notícias me chegam pela blogosfera enquanto vou borboleteando de blog em blog. E é caso para dizer que a minha alma está pasma com o que acabei de ler n'A Origem das Espécies. A minha alma está pasma.
Se alguém souber de outros países onde assim se publique o rendimento bruto de cada cidadão contribuinte, agradeço que me informem, deixem aí recado na caixa de comentários. Se a intenção é controlar a evasão fiscal e a corrupção, para que precisam de publicar a informação na internet? O Estado não tem já acesso à informação através das declarações de IRS dos contribuintes? Para que precisa o vizinho do 3° andar de saber o meu rendimento e para que quero eu saber o rendimento do carteiro? Já estou a prever a salgalhada que vai ser em empresas como a Efacec, ou o Banco BPI, ou a PricewaterhouseCoopers, com empregados na mesma categoria a compararem os salários brutos e a reclamarem com as chefias sobre as desigualdades detectadas. Lindo! Por um lado não me custa acreditar que esta ideia tenha nascido das cabecinhas iluminadas dos pê-esses do nossos País. Mas por outro lado ... gostaria de saber se há algum País na União Europeia que já tenha implementado algo semelhante. Estou intrigada. Ou pasmada.

7 Comments:

Blogger RAF said...

Está tudo maluco. Mas eu é que resolvi o problema: http://oinsurgente.org/2010/02/03/ai-querem-transparencia/

Sempre dando o corpo ao manifesto, ao serviço da pátria!

04 February, 2010 01:35  
Blogger Sinapse said...

lol! estiveste muito bem, RAF, muito bem!

04 February, 2010 18:07  
Blogger Cão Traste said...

se nao estivessemos num pais de invejosos, como estamos, eu ate que concordava com a medida.

num pais de invejosos o teu vizinho viraria um expert de internet so para ver a tua declaracao.

pensando bem, nao concordava de todo, pois o estado ja tem acesso as declaracoes. ou seja esta proposta foi um tiro no pe....e os deputados do ps que promoveram esta iniciativa ja a retiraram.

quanto a dependeres dos blogues acho mal. os jornais e tv's sao uma porcaria, mas sempre sabes com quem estas a lidar. os blogues, quando anonimos, sao do pior. o miguel sousa tavares ja escreveu muito sobre isso. e a pura cobardia e inveja nacional a funcionar no seu pior. o mal dizer sob a capa do anonimato.

05 February, 2010 21:58  
Blogger Sinapse said...

... qual capa de anonimato, menino? Desses blogues políticos, eu só leio blogues onde o pessoal assina com o nome todo!

Olha, vai mas é publicar o teu salário na internet ... vá!

Bom fim-de-semana!

05 February, 2010 22:02  
Blogger Cão Traste said...

Nao vou porque nao sou obrigado e alem disso nao ando a rolar num Porsche que nao posso pagar, pelo que nao aparento corrupcao.

Ganho mais que o PM portugues, e quanto precisas de saber. Ate acho que ele devia ganhar mais. :-)

05 February, 2010 22:13  
Blogger Sinapse said...

... isso até eu!

05 February, 2010 22:30  
Blogger Cão Traste said...

ate voce o que? ganha mais que o pm portugues ou nao tem um porsche?

05 February, 2010 22:45  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older