Sunday, May 21, 2006

Rotas

A Folha de Chá notou que quando sai de casa a uma determinada hora cruza-se sempre com um avião em rota para o aeroporto. Talvez um dia o avião que me traz de BXL se tenha cruzado com a Folha de Chá quando ela saiu de casa àquela hora e se interrogou ... Em que estarão a pensar os passageiros?
Eu, tantas vezes passageira, posso dizer-te em que penso e o que sinto ... vou extasiada pela paisagem que se me apresenta em ângulo privilegiado, sigo os contornos do Douro a serpentear em direcção ao mar, noto o sol a brincar na água em mil reflexos dourados, conto as pontes, retenho as curvas e contra-curvas do rio, assomam-se-me lágrimas aos olhos emocionada com tal beleza, ... o avião faz aquela curva larga, deixando o rio e a foz para trás ... deleito-me com o desenho da costa, o mar muito azul a beijar o perfil português, ... e depois impaciento-me na aproximação do aeroporto, rápido, que me esperam!
O Porto é poderoso por ser casa. É tão bom regressar.

25 Comments:

Blogger Nelson Reprezas said...

Até me esqueço que o Sá Carneiro também acolhe vôos internacionais...mas acolhe, que eu já lá aterrei várias vezes! Dava sempre aquele aspecto que o avião... prontes, fazia ali aquela paragenzita antes de seguir para Lisboa, para cumprir um capricho do pessoal da Invicta. :)
Olha... eu estou pulling your leg, não me conheces, ams estou mesmo.
Beijinhos durienses e uma boa estadia. Claro que não poderás tirar fotos tão giras como as que tiraste no Tejo, mas alguma coisa se há-de arranjar e quanto a isso já não posso fazer nada...
:)

21 May, 2006 21:29  
Blogger mr pavement said...

já tenho saudades de aviões.

[o cão tecnicamente amarelo ainda vai voar até aos açores este verão].

cumprimentos

21 May, 2006 22:07  
Blogger Sinapse said...

I know, I know, dear Espumante ...

Estou a contar os dias para a próxima ida ao Porto ... faltam menos de 2 semanas!
Quanto às fotos ... isso logo se verá, como se safa o Tejo contra o Douro ... (pulling your leg, claro!) ;)

Beijinhos,
Sinapse

21 May, 2006 22:22  
Blogger Sinapse said...

fdv, o cão vai contigo? então não podes esquecer-te da esfera coberta de feltro amarelo!!
;)

21 May, 2006 22:25  
Blogger mr pavement said...

quero ver se o levo para quinze dias de vida insular com cães à mistura.

[o cão rafa tem a gama de cores da gata briosa]

21 May, 2006 22:29  
Blogger Sinapse said...

fdv, se respondes aqui aos comentários que te deixo , isto vai começar a ficar deveras surrealista! ;))

[a gata briosa e o cão rafa podiam, não tecnicamente, ser primos]

21 May, 2006 22:41  
Blogger patchouly said...

"O Porto é poderoso por ser casa".
Bela frase.
Também é poderoso pela forma como quem de cá é veste a camisola. Algo incompreensível para muita gente de outros sítios, gente que confunde bairrismo com parolismo, a quem esse sentimento de pertença a um lugar não faz sentido.

No fundo é como dizia o MEC há uns anos: o Norte é melhor que o Sul porque existe. O Sul não existe.

Bom regresso a casa.

21 May, 2006 23:55  
Blogger Nelson Reprezas said...

Ando para fazer um post sobre bairrismo, parolismo, vestir camisola e correlativos. Mas já agora, Patchouly, interrogo-me sobre a incompreensível atracção do sul que não existe sobre tanta gente do norte que existe (digamos Porto e Lisboa) que os faz comprar apartamento na tal cidade que não existe (havia um memorável sketch do Hermam José, quando o HJ tinha graça que focava isso mesmo, um grupo de personagens importantes do Porto a falar mal da Expo 98 e a comprarem apartamentos na zona).
Um dia faço mesmo o post, mas depois a Sinapse zanga-se comigo e eu não quero...
:))
Sinapse, desculpa lá ter usado tanto espaço, mas foi só uma urticariazinha "derivado" ao sul que não existe
Beijinhos

22 May, 2006 00:17  
Blogger Sinapse said...

Eu não abraço o confronto Norte-Sul, Patchouly - parece-me desnecessário e redutor.
Só que, sendo do Porto, acho muito natural sentir mais o meu Porto do que Coimbra, Lisboa, Évora ou Faro ...

E, no meu caso, o sentimento de pertença é ainda exacerbado pela distância.

Beijinhos, boa noite!
Sinapse

22 May, 2006 00:26  
Blogger Pitucha said...

Eu sinto o mesmo mas com outro fundo: o Tejo, as pontes que o cruzam, o Cristo-Rei, a tentativa de reconhecer os meus caminhos vistos de cima.
Hoje não me despedi dessa paisagem porque já havia nuvens a cobrir Lisboa quando a deixei. Decerto a preparar-me para o cinzento de Bruxelas...
Beijos

22 May, 2006 00:28  
Blogger Sinapse said...

Caro Espumante, ainda não tinha visto o teu comentário quando respondi ao Patchouly! Mas até acho que o que respondi ao Patchouly serve de resposta para ti também, não?
:))


p.s. - mas eu gosto muito do MEC!!


Beijinhos, nortistas, portistas, conservadores,
;)))
Sinapse

22 May, 2006 00:38  
Blogger filomena said...

É sempre bom regressar.

Boa semana

22 May, 2006 00:39  
Blogger Sinapse said...

Pitucha, desculpa, não te vi ... foste atropelada pela resposta ao Espumante!...

Welcome back to BXL ... sem pontos de exclamação, bem sei ...

Eu também sinto um frisson quando o avião inicia a descida para o aeroporto de Lisboa ... a ponte Vasco da Gama que é absolutamente elegante vista de cima, a inversão de marcha que o piloto faz no Tejo para nos oferecer Lisboa de frente ... lindo!!

Beijinhos, boa noite,
Sinapse

22 May, 2006 00:47  
Blogger Sinapse said...

Filomena, Welcome to Postais de BXL! obrigada pela visita!

22 May, 2006 00:55  
Blogger K'os said...

regressar é tão bom, como é o partir
tudo depende do sentimento que nos faz sentir essa altura


:)

22 May, 2006 09:04  
Blogger Mónica Lice said...

Sabe mesmo bem regressar!:)

22 May, 2006 12:56  
Blogger rafaela said...

Arrepiante, é tão bom regressar a esses locais, como quem regressa a casa.

=)

22 May, 2006 13:07  
Blogger Folha de Chá said...

Sinapse, que bom saber o que pensas quando cá chegas. :) Agora, quando vir o avião a descer, vou pensar se estarás entre os passageiros, a ver a curva do Douro, brilhante. :)
Quando regresso a casa, de avião, também eu fico contente de ver os contornos do rio e do mar. :)
Que lindo post, obrigada.

22 May, 2006 13:47  
Blogger papoilasaltitante said...

O sentimnto de pertença a um local é bom ... seja ele o Porto, Lisboa, Coimbra ou... Alcobaça!!!
A CASA é sempre poderosa...!!!!
Os Ingleses usam uma palavra ainda mais forte...HOME!!!

Bjs :)))))))))))

22 May, 2006 16:41  
Blogger Periférico said...

O apelo e força da foz do Douro ;-)

Beijos

22 May, 2006 16:43  
Blogger 125_azul said...

O apelo do regresso, a força poderosa da partida. Bem vinda!

22 May, 2006 19:42  
Blogger TR said...

Olha, por falar em chá, deixei um recado para ti no café!! :-)

22 May, 2006 21:24  
Blogger Sinapse said...

Um outro olhar, são múltiplos os sentimentos nas partidas e nos regressos ...


... principalmente a casa, A lice!


Rafaela, faltou-me essa palavra no post ... arrepio ... que tantas vezes sinto quando entro no território ...


Folha de Chá, pois ficas desde já informada que daqui a 2 semanitas vou ser mesmo eu naquele avião!! :))))
E desta vez não poderei deixar de perguntar-me se um dos carros-formiguinhas que vejo passar lá em baixo não será o da Folha de Chá que saiu de casa há uns minutos ...
;)

Beijinhos,
Sinapse


Papoila ... sempre com Alcobaça no coração, eheheheheh!
Tens razão, claro! :)


... ai a foz do Douro, Periférico!
:))


Quando o regresso é um regresso a Portugal, 125_azul, então a cada partida parte-se-me o coração ...


Quase todos vocês estão a considerar o conceito de regresso da vossa perspectiva, em Portugal. Para vocês, o regresso é realmente um regresso, depois das férias, depois de uma viagem de trabalho ...
Para mim, o regresso a Portugal é ilusório, é temporário, o regresso é pleno de emoção porque sabe-se vítima já duma partida de regresso a BXL ...

Hum ... não sei se me faço entender ...


Beijinhos, boa noite,
Sinapse

22 May, 2006 21:55  
Blogger Sinapse said...

TR ... já lá fui espreitar!


... agora espero que cumpras!




Beijinhos,
Sinapse
:)

22 May, 2006 21:58  
Blogger Pitucha said...

Cadê os comentários para o post de cima?
É que isso de não podermos comentar o cinzento (com este Inverno que nos assola), tá mal, muito mal!
Olha, bof...

23 May, 2006 09:02  

Post a Comment

<< Home

Newer›  ‹Older