Torrente de solidariedade
Esperemos que a corrente se transforme numa torrente de solidariedade.
Nos anos 80s e até entrando nos 90s ... a solidariedade não era tão organizada nem dispunha de suficientes e eficientes mecanismos de controlo e vigilância. Os gestos podiam ser grandiosos e até inspiradores (quem, da nossa geração, não se lembra por exemplo do concerto Live Aid?!), mas o follow-up era muitas vezes quase inexistente.
Ouvia contar tantas histórias de como governos corruptos desviavam as ajudas, para financiarem as suas guerras, para alimentarem não a população mas a produção de armas, ... ajudas que nunca chegavam à população que se pretendia aliviar, ajudar.
Apesar disso, sempre consegui pensar na associação Médicos Sem Fronteiras sem que a desilusão ou o cinismo me assaltassem. Na minha lógica de então ... os Médicos Sem Fronteiras não eram sacos de arroz, não eram contas bancárias, não eram medicamentos, não eram material ... Eram pessoas, no terreno, que investiam muito de si mesmas, oferecendo o seu tempo e a sua atenção profissional aos que mais careciam de cuidados.
Ao longo dos últimos anos, aprendi a lutar contra esse cinismo adquirido, inibidor, que me assaltava sempre que pensava em instituições de solidariedade.
Hoje em dia já não penso assim ... quer dizer, já consegui vencer (até certo ponto) ou dar a volta à desilusão do género humano!
Por isso, posso afirmar com convicção que todas as instituições de solidariedade merecem o nosso respeito e admiração, pelo fim em si mesmo, independentemente dos destaques que desta corrente vão emergindo.
Mais voluntários para dar seguimento a esta corrente?
Labels: corrente blogosférica
4 Comments:
Esta merece! muito bem escolhida. Bjinho, boa noite
Também eu já passei por essa corrente . AMI foi uma das minhas escolhidas. São organizações importantissimas !!!
Beijos
This comment has been removed by a blog administrator.
Uma boa escolha. :)
Post a Comment
<< Home